Você acredita que está sendo manipulado? por Rodrigo Brancatelli
Eu acredito que sim - com certeza, na verdade. Mais do que isso, acredito que o futuro da nossa democracia depende da nossa capacidade de entender como estamos sendo manipulados.
Vou dar um exemplo recente: Alexandre Frota - já peço desculpas por usar algo tão baixo, foi mal, prometo que vai ser só hoje.
Espero que você não tenha visto, mas o deputado federal eleito pelo PSL compartilhou um vídeo no Twitter que mostra policiais militares do Rio de Janeiro jogando dois homens baleados que seriam suspeitos de um crime dentro de uma viatura. “No Rio de Janeiro o coro comendo. Policia Witzel já começa a mostrar sua força. Já já coletivos e ongs + Direitos Humanos e Onu começam a dar Chilique .Mas a limpeza precisa ser feita 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷”, escreveu Frota. Como era de se esperar, muitos bateram palmas ao tweet, muitos outros criticaram.
Não se deixe enganar pelos erros de português, pontuação ou mesmo lógica nas frases de Frota. Esse tweet foi criado com muito cuidado - Frota não é Chico Buarque, mas ele sabe muito bem como usar as redes sociais para o sua causa. As bandeirinhas do Brasil ali não são um mero acaso, por exemplo - afinal, quem não é patriota, não é mesmo? Mas não vou entrar no mérito da mensagem do Frota, porque todos temos mais o que fazer no dia de hoje. O que queria apontar é que nós, jornalistas e pessoas que trabalham com Comunicação, ainda não entendemos plenamente que o mundo mudou - nossos modelos de negócios, a distribuição do conteúdo jornalístico, como as pessoas lêem o que escrevemos, como competimos com outras empresas, como somos manipulados por tweets como esse do ex-ator pornô... Mensagens assim são escritas por trolls como Frota e outros tantos polemistas profissionais exatamente para aumentar a polarização - e nós caímos nessa como um patinho.