O curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) aborda temas como: o uso de drogas, o impacto na vida dos usuários e as formas de abordagem, redução de danos e reinserção social, está sendo ministrado para 55 servidores da Prefeitura de Joinville. A iniciativa é do Departamento de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (DAD) que visa capacitar servidores públicos de Joinville das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e da própria Seprot.
O curso “Fundamentos Básicos para o Cuidado em Saúde Mental na Área de Álcool e Outras Drogas” ministrado por professores da Universidade Federal de Santa Catarina e supervisores do Ministério da Saúde da Área de Saúde Mental e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Álcool e Drogas (SENAD), tem 32 horas/aula divididas em quatro dias e acontece no Centro de Ensino do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.
O curso aborda também conceitos como epidemiologia das drogas, drogas e neurobiologia, família, sociedade, vulnerabilidade, políticas públicas no Brasil, acolhimento, vínculo, corresponsabilização, integralidade e transversalidade, intersetorialidade, redução de danos e a rede de atenção psicossocial. O curso conta com o apoio da Prefeitura de Joinville e faz parte das ações de capacitação promovidas pelo DAD conforme pactuação com o programa “Crack, é possível vencer”.