sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Mudras - antenas que nos conectam ao criador

1. JNANA MUDRA:
Gesto da Sabedoria ou Conhecimento Intuitivo. Equilibra os dois hemisférios cerebrais e acalma o sistema nervoso. Junte a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador formando um círculo, estique os outros dedos.

2. PADMA MUDRA
Gesto da Flor de Lotus. Abre o coração sutil, diminui a carga de tensão sobre o coração físico e cria expansão da caixa torácica. Junte os punhos, polegares e dedos mínimos e abra os outros dedos.

3. MATANGI MUDRA
Gesto da Harmonia. Energiza a área do plexo solar e facilita a sensação de auto-estima. Entrelace todos os dedos, estique e una os dedos médios em frente ao plexo solar.

4. PRANA MUDRA
Gesto da Energia Vital ou Respiração. Facilita a expansão dos pulmões e de todo o sistema respiratório. Junte o polegar com os dedos mínimo e anular e estique os dedos médio e indicador.

5. MANDALA MUDRA
Gesto da Integração. Facilita a experiência de integração com todo o Universo. Repouse os quatro dedos da mão direita sobre os da mão esquerda. Una os polegares formando um círculo.

6. KINI MUDRA
Facilita um estado de equilíbrio da glândula pituitária que consequentemente regula todo o sistema endócrino Junte as pontas de todos os dedos.

7. UTTARBODHI MUDRA
Gesto do Auto Fortalecimento. Ativa a glândula timo e aumenta a auto-estima, promovendo a saúde do sistema imúnologico. Entrelace os dedos para fora e estique os indicadores para cima e os polegares para baixo, colocando-os no esterno.

8. APANA MUDRA 
Gesto da Digestão. Estimula e facilita a finalização do processo de digestão, equilibrando a eliminação. As duas mãos - polegar toca dedos médio e anular.

9. KARKATA MUDRA
Gesto do Caranguejo. Gesto do equilíbrio Sexual. Estimula os canais de energia sexual, equilibra o sistema glandular e melhora a concentração.