sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Chorinho nos Domingos Musicais deste domingo na Casa da Memória

Grupo joinvilense Mistura Brasileira

A genuína música instrumental brasileira - originada na segunda metade do século 19 a partir da mistura de ritmos europeus e elementos das danças africanas, como o lundu - vai ganhar novos palcos em Joinville. A melodia vibrante do conjunto formado pelo violão de sete cordas, cavaquinho, bandolim, clarinete e pandeiro será apresentada com um bate-papo entre instrumentistas e público.

É desse jeito descontraído que o quarteto “Mistura Brasileira” se propõe a difundir a cultura musical brasileira, se valendo do primeiro gênero autenticamente brasileiro, o choro, e por meio dele mostrar também o desenvolvimento da música do Brasil ao longo dos tempos. A proposta está ancorada em um repertório que passeia por composições de “chorões históricos" como Joaquim Antônio da Silva Callado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo entre outros.

“A história será contada e tocada”, resume Fio José, proponente do projeto. "O choro é patrimônio brasileiro da cultura popular. Tocar choro é manter viva a arte e a emoção dos mestres que levantaram essa bandeira. É ser um pouco de Joaquim Callado, Pixinguinha e tantos outros instrumentistas desse gênero," diz.