O município de Joinville recebeu mil doses da vacina contra a hepatite A do governo do Estado e as 53 unidades básicas de saúde vão imunizar crianças de 12 meses até dois anos de idade (1 ano, 11 meses e 29 dias) a partir do dia 18 de agosto (segunda).
“A injeção é aplicada em dose única e dura para a vida toda. A principal forma de proteção é a vacina, pois é muito difícil disseminar os cuidados com água e alimentos”, esclarece a coordenadora técnica do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Goreti de Lara Cardoso.
O Ministério da Saúde incluiu a hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação Infantil no final de julho com o objetivo de controlar gradativamente a doença. A meta é imunizar 95% do público-alvo, crianças menores de dois anos, no período de 12 meses. Com essa inclusão, o Sistema Único de Saúde passa a contar com 14 vacinas gratuitas de rotina.
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda do fígado, causada pelo vírus VHA. A transmissão ocorre por contato direto com pessoa infectada ou ingestão de água ou alimentos contaminados pelo vírus. O principal sintoma é a icterícia, ou seja, coloração amarelada da pele, mucosas e na área branca dos olhos. Infectados também podem apresentar cansaço, coceira, perda de apetite, febre baixa, náuseas, vômitos, urina escura e diarreia.