Com mural de recados, área para download e até sessão de piadas, o site www.cegueta.com.br vai ganhar corpo com o 1º Encontro Cegueta. Os internautas que usufruem de um espaço virtual totalmente acessível para cegos, poderão mostrar habilidades musicais pessoalmente para todos os amigos da internet em um show de talentos. O evento ocorrerá na sede da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI), nos dias 16 e 17 de agosto (sábado e domingo).
O site é todo feito para quem não enxerga. Não tem gráficos, imagens e outros estímulos visuais. O conteúdo é exposto em forma de texto, linear, em que os links e informações são colocados em sequência. O técnico de informática que idealizou o site Danilo Loques explicou que organizar as informações em texto facilita a execução do programa de leitura, que traduz conteúdo visual em áudio.
Um acidente de motocicleta levou Danilo a perder a visão. No primeiro dos oito anos de escuridão, o técnico em informática descobriu que poderia continuar usando o computador e mais: que precisava de um espaço na internet voltado aqueles que não enxergam. Assim, foi criado o Ceguetas, que já está no ar há sete anos.
O idealizador do projeto é paulista, natural de Santos, e se mudou para Joinville há um ano. Na sua terra natal ele não tinha encontrado apoio para organizar um evento que reunisse as pessoas que interagem pelo site, principalmente, no mural de recados. Tem gente do Brasil inteiro que visita o endereço do Ceguetas, até quem não tem deficiência visual, para fazer downloads de programas gratuitos com mais facilidade.
Muitos já se inscreveram para participar do evento e das atrações. De acordo com Danilo, o apoio da AJIDEVI, que emprestou a sede da associação para realização do evento, foi fundamental. Pra quem quiser acompanhar o evento de longe, será feita uma transmissão via rádio, colocada nos ares da internet também por pessoas que não enxergam. O endereço para acessar a transmissão é www.mundocegal.com.br