domingo, 3 de novembro de 2013

Um pouco de Joinville... ARQUIVO HISTÓRICO



O Arquivo Histórico de Joinville é um orgão público municipal, pertencente à Fundação Cultural de Joinville. Foi criado oficialmente através da Lei número 1.182 de 20 de março de 1972. Tem como objetivos: recolher, guardar, conservar, restaurar e preservar a documentação produzida por instituições governamentais de âmbito municipal, bem como, os documentos privados de interesse público, sob sua guarda. Garante acesso público às informações nele contidas, com o objetivo de apoiar as instâncias dos poderes públicos municipais nas suas decisões político-administrativas, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a pesquisa relacionada com o desenvolvimento regional. 

Detalhe: de 1972 até 1986, o Arquivo funcionou em uma sala da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. Em 1986, a partir de convênio com o Governo da Alemanha, foi inaugurada a sede da instituição (foto acima). 

O Arquivo Histórico de Joinville reúne documentos relacionados à História de Joinville e região. Os acervos são constituídos: de coleções de jornais e revistas especializadas, mapas, fotografias, livros e documentos originais relacionados à fundação da cidade.

Endereço: Av. Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h