HO HO HO
sábado, 30 de novembro de 2013
Amanhã, Guilherme Arantes
Amanhã... Será um lindo dia, da mais louca alegria, que se possa imaginar
Amanhã... Redobrada a força, prá cima que não cessa, há de vingar
Amanhã... Mais nenhum mistério, acima do ilusório, o astro rei vai brilhar
Amanhã... A luminosidade, alheia a qualquer vontade
Há de imperar! Há de imperar!
Amanhã... Está toda a esperança, por menor que pareça, existe e é prá vicejar
Amanhã... Apesar de hoje, será a estrada que surge, prá se trilhar
Amanhã... Mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam, ver o dia raiar
Amanhã... Ódios aplacados, temores abrandados
Será pleno! Será pleno!
Projeto Direito à Memória e à Verdade
O Projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República se dedica a resgatar do esquecimento as lutas da resistência à ditadura militar e mais especificamente a história de lutadores e lutadoras que sofreram a perseguição, a tortura, o exílio, o banimento, a prisão, a morte e o desaparecimento forçado por lutarem contra o regime de opressão.
Dentro do espírito do Eixo Orientador VI – Direito à Memória e à Verdade, do Programa Nacional dos Direitos Humanos III definido pelo Decreto nº 7.037 de 21 de dezembro de 2009, elaborado a partir das resoluções da Conferência Nacional de Direitos Humanos de 2008, o Projeto tem contribuído no sentido de informar aos mais diversos públicos, especialmente à juventude estudantil, sobre a repressão política e a resistência popular à ditadura militar, de 1964 a 1985, utilizando de publicação de livros, exposições fotográficas, palestras e seminários.
Juntamente com a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, o Projeto Direito à Memória e à Verdade tem desenvolvido esforços no sentido de apoiar as atividades da Comissão Nacional da Verdade a partir do incentivo à organização de Comitês, Fóruns, Coletivos e Comissões de Memória, Verdade e Justiça que possam contribuir com suas críticas, demandas, sugestões e trabalhos para a formação de um ambiente político favorável à Verdade pública sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar por agentes e demais executores de políticas repressivas de Estado. Para que NUNCA MAIS aconteçam.
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Câncer de Pele, exames gratuitos em Joinville
O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, vai participar da 15ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele neste sábado, dia 30 de novembro. A unidade irá realizar gratuitamente exames preventivos e diagnósticos de doenças de pele à população e o atendimento será das 9h às 12h. A intenção do hospital é atender até 500 pessoas e não será necessário agendar consulta. Todas as lesões suspeitas de câncer de pele serão encaminhadas para biópsia e, caso confirmada a suspeita, receberão tratamento. A campanha está sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e, participarão 25 estados brasileiros e a previsão é atender mais de 30 mil pessoas em todo o país.
Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos foi criada pela Lei 9.140/1995, com os objetivos de promover a busca de informações e a construção de instrumentos que permitam a elucidação de violações contra os direitos humanos ocorridas durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), proceder ao reconhecimento e reparação de pessoas mortas ou desaparecidas e promover a localização, a identificação e a devolução dos seus restos mortais aos familiares.
Durante a primeira etapa dos seus trabalhos, apreciou 480 pedidos de reparação e reconhecimento. Entre estes, 362 foram deferidos, ou seja, as causas ou circunstâncias de morte ou desaparecimento por força do arbítrio instalado e perpetrado pela ditadura civil-militar (1964-1985), pelo Estado ou por seus agentes, foram oficialmente reconhecidas. Destes, 136 constaram do anexo da Lei nº 9.140/95. Os outros 118 foram indeferidos.
As atividades técnicas da Comissão são desenvolvidas com o apoio e assessoramento do Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal - INC/DPF, que atua desenvolvendo pesquisas de identificação humana. A Comissão também conta com o assessoramento do Grupo de Arqueologia e Antropologia Forense - GAAF, primeiro a ser criado no Brasil sobre o tema, que realiza as pesquisas antropológicas e arqueológicas, em restos mortais e sítios de memória. Por fim, a Comissão conta com equipe técnica multidisciplinar que realiza os trabalhos de pesquisa historiográfica e social.
Todas as ações são desenvolvidas em apoio e sinergia à Comissão Nacional da Verdade - CNV, colaborando, de forma definitiva, para a elucidação dos casos de graves violações contra os direitos humanos praticados durante a ditadura civil-militar brasileira, para que NÃO SE ESQUEÇA; para que NUNCA MAIS ACONTEÇA.
Fonte: http://cemdp.sdh.gov.br
“Em Clima de Natal” com coral e orquestra na Sociedade Harmonia Lyra
Final de ano sempre carrega um brilho especial que invade a contagia os quatro cantos da cidade. Um clima que nos torna mais unidos com familiares e amigos. É com esse sentimento que a Fundação Cultural de Joinville (FCJ) realizará o concerto “Em Clima de Natal” no dia 03 de dezembro, às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra. O grande espetáculo contará com 100 vozes natalinas e 35 instrumentistas e terá direção musical dos maestros Fabricia Piva e Rafael Daniel Huck. A entrada é gratuita.
Uma noite para encher o coração de espírito natalino. “Será uma noite maravilhosa. Apresentaremos muito Jazz, Rock, ritmos brasileiros e músicas eruditas”, conta Fabricia Piva. Segundo a maestrina, além do grande coral, formado por integrantes da Sociedade Lírica, do Cristo Redentor e do Apóstolos, e da orquestra, a apresentação terá a participação dos solistas Orimar Hess (acordeon), Karina Samba (vocal), Letícia Oliveira (vocal), Paulão Vitório (vocal), Patrícia Sayure (vocal) e Débora Bergamo (vocal). “Reunimos diversos estilos com a finalidade de proporcionar diferentes sensações ao público”, explica Fabricia.
Em Curitiba...
Um livro de histórias será o tema central das apresentações do Coral de Natal do Palácio Avenida em 2013. As canções farão referência a temas como amizade, educação e preservação da natureza, que por sua vez serão introduzidos por uma representação de um grande livro. O evento ocorrerá as sextas, sábados e domingos, a partir do dia 29 de novembro, das 20h15 às 21 horas, até o dia 15 de dezembro.
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Reflexão para o dia 29 de novembro...
O que é o "black friday"?
É um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre
na última sexta de novembro após o feriado de Ação de Graças, chamado também de o Dia Mundial do Desconto.
No Brasil, o Black Friday chegou há pouco mais de 03 anos, por iniciativa de uma empresa especializada
em busca de descontos e era totalmente online. Hoje, também já acontece nas lojas físicas.
Alimentado pelo "sonho capitalista" que ter é ser feliz...
O consumismo desenfreado e totalmente sem controle dos mais desavisados,
fomenta as vendas com o dinheiro "extra", lê-a-se décimo terceiro, de muitos trabalhadores.
Novos integrantes do Conselho Tutelar da Região Sul foram empossados hoje na Casa dos Conselhos
O Conselho Tutelar da Região Sul de Joinville conta com novos representantes na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros tomaram posse na manhã desta quinta-feira (28/11), em uma cerimônia realizada na Casa dos Conselhos. O evento contou com a presença do secretário de assistência social, Bráulio Barbosa e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daiana Delamar Agostinho.
Dez novos integrantes do Conselho Tutelar foram empossados, sendo cinco titulares e cinco suplentes. Os titulares são Deyvid Inácio Espíndola Luz, Roberto Zacarias da Rosa Junior, Cláudia Cardoso Molina, Ana Karolina Kuhnen e Patrícia Ribeiro Gomes. Os suplentes são Cristovão Petry, Adriana Cristina Kinas, Priscila Gonzaga Espíndola Luz, Fábia Ramos da Cruz Clemente e Délia de Souza. O mandato deles segue até janeiro de 2016.
O professor Roberto Zacarias da Rosa Júnior, um dos conselheiros eleitos, relata que o interesse em trabalhar em prol do desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes foi o fator que o motivou a se candidatar ao Conselho Tutelar. Para ele, um dos principais desafios enfrentados no âmbito infanto-juvenil é a presença de crianças e adolescentes nas ruas. “Trabalharemos para o desenvolvimento social no município, com a defesa de iniciativas práticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes”, relata Roberto.
O processo eleitoral foi organizado e dirigido pelo CMDCA e o colégio eleitoral que definiu os novos conselheiros foi composto por representantes do Conselho da Criança e do Adolescente e representantes de entidades e serviços registrados neste mesmo Conselho.
O conselheiro tutelar tem como atribuições zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente (Art. 131 – ECA), fiscalizar a política de atendimento, requisitar serviços públicos e acionar a justiça quando necessário, além de aplicar medidas de proteção específicas às crianças e adolescentes e às pertinentes aos pais.
O Conselho Tutelar de Joinville tem sua demanda de atendimentos dividida entre o Conselho Tutelar Sul e o Conselho Tutelar Norte.
Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br
Novos conselheiros tutelares da Região Sul tomam posse nesta quinta, dia 28 de novembro
O Conselho Tutelar – Região Sul de Joinville conta com novas integrantes a partir desta quinta-feira (28/11). Cinco conselheiros e cinco suplentes tomam posse às 8h30, na Casa dos Conselhos, na rua Afonso Penna, 840, bairro Bucarein. O mandato segue até 9 de janeiro de 2016, sem recondução.
Os novos conselheiros foram eleitos na tarde desta quarta-feira (27/11). Os titulares são Deyvid Inácio Espíndola Luz, Roberto Zacarias da Rosa Junior, Cláudia Cardoso Molina, Ana Karolina Kuhnen e Patrícia Ribeiro Gomes. Os suplentes são Cristovão Petry, Adriana Cristina Kinas, Priscila Gonzaga Espíndola Luz, Fábia Ramos da Cruz Clemente e Délia de Souza.
Todo o processo eleitoral foi organizado e dirigido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Joinville (CMDCA), conforme Estatuto da Criança e Adolescente - ECA (lei 8069/90, Art. 139) e lei municipal 3725/98.
Os eleitos foram os mais votados pelo colégio eleitoral formado por membros titulares e suplentes do CMDCA, representantes de entidade e serviços registrados no Conselho e de entidades que integram o Sistema de Garantias de Direitos da rede de atendimento da infância e adolescência de Joinville (SGD).
O conselheiro tutelar tem como atribuições zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente (Art. 131 – ECA), fiscalizar a política de atendimento, requisitar serviços públicos e acionar a justiça quando necessário, além de aplicar medidas de proteção específicas às crianças e adolescentes e às pertinentes aos pais.
Joinville conta com dois Conselhos Tutelares: Sul e Norte. Resolução aprovada pelo CMDCA prevê a criação de mais um novo Conselho Tutelar, a ser implantado até 10 de janeiro de 2016.
Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br
Casa da Cultura
A reforma da Casa da Cultura será entregue aos joinvilenses, nesta sexta, dia 29 de novembro, às 19h.
Carlos Drummond de Andrade, poesia
“Se eu gosto de poesia?
Gosto de gente, bichos, plantas, lugares,
chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor.
Acho que a poesia está contida nisso tudo.”
I Jornada Estadual de Pedagogia Social e II Jornada de Pedagogia Social NEPS/UFPR
A I Jornada Estadual de Pedagogia Social do Paraná será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Organizado pelo Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) da UFPR, o evento tem como tema “Regulamentação da profissão do Educador Social: avanços e desafios”, e é voltado para educadores sociais, pedagogos sociais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, professores, estudantes e demais profissionais e voluntários com interesse na área. A ação ocorrerá simultaneamente à II Jornada de Pedagogia Social NEPS/UFPR.
A I Jornada tem como objetivos: reunir profissionais que atuam no campo da pedagogia/educação social para fomentar as discussões sobre a regulamentação as profissão; fortalecer relações teórico-práticas da pedagogia social no estado do Paraná; contribuir com estudos, reflexões, pesquisa e produção de conhecimento na construção da pedagogia social no Brasil; e investir na consolidação do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social como polo de pedagogia social e educação social. As inscrições devem ser feitas pelo formulário abaixo até dia 21 de novembro para apresentação de trabalhos e até o dia 28 para participantes e enviadas para o e-mail: pedagogiasocial@ufpr.br.
Maiores informações: http://www.cresspr.org.br
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Resultado da eleição do Conselho Tutelar Região Sul de Joinville
Nesta noite, no Fórum de Joinville aconteceu a apuração dos votos para o Conselho Tutelar Região Sul de Joinville...
TITULARES: Deyvid Inácio Espíndola Luz; Roberto Zacarias da Rosa Junior; Claudia Cardoso Molina; Ana Karolina Kuhnen e Patrícia Ribeiro Gomes.
SUPLENTES: Cristovão Petry; Adriana Cristina Kinas (euzinha); Priscila Gonzaga Espíndola Luz; Fábia Ramos da Cruz Clemente e Délia de Souza.
Quero agradecer imensamente todos os votos recebidos, a torcida e o carinho! Novamente reforçar a experiência super enriquecedora neste processo, promovendo ainda mais meu crescimento pessoal e profissional. Foi maravilhoso conhecer novos lugares, pessoas e projetos de nossa cidade! Como salientei em minha campanha, continuo aberta ao diálogo, troca de experiências e colaboração no enfrentamento das diversas violações e pela garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes!
Parabéns à todos que participaram, vencedores ou não na eleição, mas campeões na vida!!
Fragmentos de Cenas - 10 anos da Mostra de Teatro de Joinville
Nesta quinta, dia 28 de novembro no Galpão de Teatro da AJOTE...
Venha conhecer a história dos 10 anos da CENA.
Confirme sua presença!
As Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Em 07 de julho de 2007, foram anunciadas no Estádio da Luz, em Lisboa, as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, um novo conjunto de obras dignas de serem listadas, como foi feito pelos gregos com as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
O objetivo é manter viva na memória a beleza e grandiosidade de obras construídas pelo homem e que merecem ser vistas. Há ainda um interesse turístico para criar esta nova lista, fomentando a visitação destes lugares. Conheça as candidatas que foram escolhidas como as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Coliseu (Itália)
Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é o principal símbolo de Roma, na Itália. Palco de lutas entre gladiadores e de massacres de cristãos, hoje conserva apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C., é uma das maiores construções do Império Romano.
O Castelo de Kukulkan em Chichén Itzá (México)
A Cidade Maia de Chichén Itzá localiza-se na província mexicana de Iucatã. Compõem as estruturas da cidade a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sítio arqueológico desta civilização americana.
Machu Picchu (Peru)
Construída no século XV, Machu Picchu (em quíchua, Machu Picchu significa “velha montanha”) é também conhecida como “cidade perdida dos Incas“. Localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru, a cidade hoje é o principal símbolo do Império Inca, que foi destruído com a chegada dos espanhóis à região no século XVI.
O Cristo Redentor no Morro do Corcovado, Rio de Janeiro (Brasil)
Localizado no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor mede 38 metros e foi construído sobre o morro do Corcovado. É o maior símbolo da cidade carioca e também um símbolo do cristianismo brasileiro, sendo inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.
A Muralha da China, fortificação militar localizada no norte do país (China)
A Muralha da China, ou a Grande Muralha, teve sua construção iniciada por volta de 220 a.C. por determinação do primeiro Imperador Chinês Qin Shihuang, da dinastia Qin, com o objetivo de proteção militar no norte do Império chinês, estendendo-se por cerca de três mil quilômetros.
"As ruínas de Petra", templo encravado em rocha, Petra (Jordânia)
Petra é um importante enclave arqueológico da Jordânia, no Oriente Médio. Sua ocupação remonta o ano de 1200 a.C. A cidade prosperou durante os Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos devastaram-na, sendo o segundo em 551 d.C.
O Taj Mahal (Índia)
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia, e construído entre 1630 e 1652. Feito de mármore branco por ordem do imperador Shah Jahan, em memória de sua esposa, Aryumand Banu Begam, o Taj Mahal é também conhecido como uma das maiores provas de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do alcorão e incrustado de pedras semipreciosas.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Luzes de Natal
As Luzes de Natal de nossa cidade serão acionadas na noite desta quarta, dia 27 de novembro. A decoração especialmente montada em ruas e praças centrais, contempla também a iluminação do prédio da Prefeitura, Rua das Palmeiras, Parque da Cidade, Mercado Público, Estação da Memória (Estação Ferroviária), Pórtico da rua XV, prédio da Câmara, prédio do Fórum, e a grande árvore da avenida Beira-Rio. Toda instalada pelo Consórcio SQA, responsável pela iluminação pública em Joinville, sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
E, a abertura do Natal dos Sonhos será no dia 5 de dezembro (quinta) a partir das 19h, na Praça Nereu Ramos, terá um culto ecumênico e apresentação de gaita de boca com os integrantes do grupo Harmônicas, além de outras programações. O evento é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em convênio com a Prefeitura de Joinville.
Cancelamento no Mueller
De Mueller Joinville (@muellerjoi)...
Informamos que por motivos de força maior
o Happy Art que aconteceria hoje à noite
com Luiz Carlos Prates foi cancelado.
VIVA... Biblioteca Rolf Colin reabre no dia 28 de novembro, nesta quinta
Visitante vai encontrar ambientes mais agradáveis e convidativos à leitura
Cores nas prateleiras dos livros, puff com joaninha estampada no setor infantil, decoração de bicicletas no setor de pesquisa, frases de escritores joinvilenses na área de literatura. Esse aspecto agradável o visitante vai encontrar na reformada Biblioteca Rolf Colin, que será entregue para a comunidade, no seu endereço original, no dia 28 de novembro (quinta) às 17h. Neste dia, já estará em funcionamento, a partir das 07h.
A coordenadora da biblioteca, Juciana Bittencourt da Silva, conta que o objetivo foi tornar o espaço ainda mais atrativo. “Além da reforma realizada, nossa equipe se envolveu na decoração. Queremos que este seja um agradável ambiente para estimular as pessoas lerem aqui, além de realizarem o empréstimo”, explica. Os servidores da instituição também continuam na tarefa de organização dos livros, retirados do endereço onde ficou por três anos, no Centro de Cultura e Serviços Anita Garibaldi.
A reforma foi iniciada em 2012 e retomada no início de 2013. O investimento para revitalizar os espaços foi de R$ 742 mil e contemplaram a reconstrução da cobertura e forro, reforma e adequação dos banheiros, pintura interna e externa, implantação de estrutura e equipamentos para acessibilidade e implantação de novas redes lógica e elétrica.
Biblioteca Rolf Colin
Reabertura: dia 28 de novembro (quinta)
Rua: Comandante Eugênio Lepper, Centro - Telefone: 3422-7000
Horários: Segunda a sexta - das 07h às 19h e nos Sábados - das 08h às 12h
Fonte: http://www.joinville.sc.gov.br
Interessante...
Os cinco
compromissos:
1. Seja
impecável com a sua palavra.
As palavras tem
imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano.
Diga apenas
aquilo em que acredita e use corretamente sua energia.
2. Não leve
nada para o lado pessoal.
Quando alguém
fala de você, está na realidade expondo a si mesmo.
Aprenda a se
tornar imune às opiniões alheias.
3. Não tire
conclusões.
Atenha-se
apenas à realidade imediata e concreta.
Seja sempre
claro e transparente; ignore o que há de nebuloso ou mal-explicado.
4. Sempre dê o
melhor de si.
Em qualquer
circunstância, faça o melhor que puder.
5. Seja cético,
mas aprenda a ouvir.
Confie em si
mesmo e em ninguém mais.
Aproveite-se da
dúvida para questionar tudo o que ouvir.
(O quinto compromisso, Don Miguel Ruiz)
"Olhares" na AJOTE
É com muita alegria que o Instituto IMPAR apresenta "OLHARES", trabalho cênico do Grupo de Teatro Arte para Todos.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Viva Turismo em Joinville
Todos estão convidados a prestigiar o Meeting Joinville, evento que marca o lançamento oficial do projeto Viva Turismo. O Meeting Joinville terá a presença do prefeito Udo Döhler, além de convidados especiais que trarão temas atuais e experiências de sucesso na área de turismo. O Meeting Joinville acontece nesta quinta, dia 28 de novembro, às 08h no Centro de Convenções da Expoville.
Última apresentação do "Novembro Italiano na Ajote"
Encerramento de temporada... Última peça teatral do ano!
Nesta terça, dia 26 de novembro - Il Monumento (O monumento)
Gênero: Comédia - Faixa etária livre
ENTRADA GRATUITA!
Entrando no clima natalino...
De Luciano Da Costa Pereira
Papai Noel, 2013, acrílica sobre papel triplex, 23 x 23 cm.
Arte produzida para o cartaz do evento Em Clima de Natal 2013, da Fundação Cultural de Joinville
Vote Adriana Cristina Kinas
Hoje, 25 de novembro na Casa dos Conselhos das 09h às 17h - Eleição do Conselho Tutelar Região Sul de Joinville.
Vote ADRIANA CRISTINA KINAS
"Ser conselheira tutelar e trabalhar efetivamente em prol dos direitos das crianças e adolescentes de nossa cidade
será uma realização profissional e pessoal, uma forma de apreender mais e seguir com minha missão de vida.
Pois, acredito na mudança pela transformação que as crianças provocam no mundo...
Quando a infância e a adolescência são cuidadas, pensamentos e ações voltados para a saúde, educação, lazer,
enfim oportunidades reais de crescimento com dignidade, respeito, segurança e muito amor; o futuro torna-se promissor."
domingo, 24 de novembro de 2013
O que é o Conselho Tutelar e suas atribuições...
O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente foi instituído pela Lei Federal 8.069 de 13 de Julho de 1990 (ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente), com significativas mudanças implantadas pela Lei n. 12.696 de 25 de julho de 2012.
Em Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2627 de 17 de Janeiro de 1992; e foi alterado pela Lei Municipal nº 3725 de 02 de Julho de 1998.
O Conselho Tutelar é órgão PERMANENTE e AUTÔNOMO, NÃO JURISDICIONAL, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente (Art. 131 – ECA), fiscalizar a política de atendimento, requisitar serviços públicos e acionar a justiça quando necessário, além de aplicar medidas de proteção específicas as crianças e adolescentes e as pertinentes aos pais.
No ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente...
“Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:
I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
II - atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;
III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.
IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;
VII - expedir notificações;
VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal;
XI - representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.
Parágrafo único. Se, no exercício de suas atribuições, o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento do convívio familiar, comunicará incontinenti o fato ao Ministério Público, prestando-lhe informações sobre os motivos de tal entendimento e as providências tomadas para a orientação, o apoio e a promoção social da família.”
COMO FAZER UMA DENÚNCIA
As denúncias podem ser feitas a este órgão de forma anônima, por telefone, pessoalmente, por e-mail, carta, Disque 100, contudo, para que seja possível a averiguação dos fatos, torna-se necessária a indicação correta do nome da criança/adolescente, seus pais/responsáveis, o endereço completo, bem como a descrição do direito ameaçado ou violado.
Conselho Tutelar Norte - Av. Dr. Paulo Medeiros, 401 - Centro - Fone (47) 3433-3740
Conselho Tutelar Sul - Av. Dr. Paulo Medeiros, 401 - Centro - Fone (47) 3455-1837
Fórum Mundial de Direitos Humanos - Brasília/DF
O FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS – FMDH acontecerá em Brasília, no período de 10 a 13 de dezembro de 2013. O FMDH é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.
O FMDH será um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos. Concebido para aproximar e integrar pessoas e organizações, o FMDH será composto por conferências, debates temáticos e atividades autogestionadas.
Leis da Espiritualidade
As quatro Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia...
A primeira diz: A pessoa que vem é a pessoa certa.
Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente,
têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
A segunda lei diz: Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido.
Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe.
Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não.
O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente.
Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.
A terceira diz: Toda vez que você iniciar é o momento certo.
Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois.
Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.
E a quarta e última afirma: Quando algo termina, termina.
Simples assim. Se algo acabou em nossas vidas é para a nossa evolução.
Por isso, é melhor sair, ir em frente e se enriquecer com a experiência.
Ana Rosa Kucinski - Comissão Estadual da Verdade
Recomendo... http://youtu.be/K4si7aWmBbY
"Nossa luta não terminou"
sábado, 23 de novembro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)