É com muito pesar que a Academia Joinvilense de Letras (AJL) comunica o falecimento do acadêmico e amigo Wilson Gelbcke, na madrugada desta quarta-feira, dia 04 de dezembro, aos 86 anos, vítima de um câncer contra o qual lutava desde maio de 2019.
O escritor Wilson Gelbcke ocupava a cadeira 25 da Academia Joinvilense de Letras e tinha 17 obras publicadas. Além de integrar a AJL, ele fazia parte da Associação das Letras, da Confraria do Escritor e da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ).
Wilson Gelbcke nasceu em São Paulo, em 1933, radicando-se em Santa Catarina no ano seguinte. No campo da Comunicação, em Curitiba (PR), criou departamentos de propaganda para as empresas Ancora (1953) e Madison (1956), voltando para Joinville em 1962, contratado pela Indústria de Refrigeração Consul (hoje Whirlpool), para gerenciar os departamentos de Propaganda e Comunicação Social. Em 1992, foi para São Paulo como Assessor de Comunicação Corporativa de todo o Grupo Brasmotor. Fez cursos de Marketing e Planejamento de Produtos, inclusive nos Estados Unidos, pela Whirpool. E aposentou-se em 1994, passando a se dedicar à literatura e artes plásticas.
O primeiro livro de W. Gelbcke foi “A Máscara de Capelle”, em 1997. E não mais parou de escrever romances, livros juvenis, contos, poemas e biografias… num total de 17 obras.
– Romances: A Máscara de Capelle, Vindita do Historiador, A Terceira Moeda, Ás de Ouros no Mundo da Comunicação.
– Juvenis: Esses Duendes Tão Míopes, Por um Rio Você Pode Fazer Milagres, Quatro Anjos e Quatro Destinos.
Contos e Poemas: Causos de Minha Cidade, Receita Para o Amor.
Biográficos: Primavera em Pleno Verão, Reflexões ao Longo de uma Vida, Sangue Suíço…Coração Brasileiro, Do Cantão para Joinville, Obras de F.Frick na Catedral da Sé, Fascinante Viagem pelo Mundo, 60 anos do CEAJ, Tudo por Joinville.