Sling de argolas confortável e seguro desde o primeiro dia, passo a passo:
1. Verifique que o tecido está bem organizado nas argolas, e que temos espaço suficiente para acolher o bebê dentro do pano, sem ficar muita folga.
2. Pegue o bebê na posição fisiológica de sapinho ou côcoras, enrolado/agrupado.
3. Passe os pezinhos dele pelo pano até eles sairem por baixo. Siga mantendo o bebê enrolado na posição fisiológica.
4. Mantenha o pano agrupado desde um joelho até o outro joelho do bebê, deixando cair o bumbum mais baixo, de forma que o bumbum impede de ver o pano lá embaixo (bebê segue acocorado).
5. Com o bebê bem posicionado, localizamos a borda superior do tecido e a abrimos até a altura das orelhas para o tecido, bem esticado, dar suporte a todas as costas, inclusive ao pescoço. Verifique que não ficam preguinhas de tecido pelas costas do bebê ou lá no pescoço.
6. O pano sobrante fica todo embaixo, ele irá fazer uma bolsa/assento entre o bebê e o nosso corpo. Isso o impede de cair por baixo. Os joelhos precisam estar mais altos que o bumbum.
7. Ajustamos o pano nas argolas, preguinha por preguinha, começando pela borda que ajusta a cervical do bebê, até passar apenas um dedo nosso entre o tecido e o pescoço do bebê.
8. Seguimos com as demais pregas, ajustando todo o pano de forma que não fiquem frouxos nas costas do bebê, até chegar na última borda, que vai segurar os joelhos do bebê mais levantados que o bumbum (côcoras).
9. Verificamos que as argolas ficam altas, perto do nosso ombro, o pano sem frouxos e bem tensionado, o bebê a altura dos nossos beijos e na posição fisiológica de cócoras ou sapinho, com o peso no bumbum, os joelhos mais altos (perninhas formando um "M), a coluna arredondada em forma de "C" é um bom bolso/assento de tecido entre ele e o seu corpo.
Tutorial realizado por Elena de Regoyos, coordenadora da escola de assessoras de Babywearing, Bebê no Pano.