terça-feira, 2 de abril de 2019

Períodos sensíveis por Maria Montessori

Maria Montessori fez várias descobertas sobre o desenvolvimento da criança. Uma das mais fascinantes foi, sem dúvidas, a dos períodos sensíveis. Ela entendeu que ao longo dos anos, a criança fica mais sensível a um tipo de estímulo, e menos sensível a outros. Mais apta e disposta a algumas formas de esforço, e menos a outras.

Quando uma criança pode aproveitar um período sensível, desenvolve-se muito melhor, tem mais prazer em seus esforços e fica emocionalmente estável. O oposto é verdadeiro também: se ela é impedida de usufruir dos períodos sensíveis, seu desenvolvimento exige muito mais esforço e ela demonstra sinais emocionais de insatisfação diante da vida. O desenvolvimento em si ainda ocorre, mas é muito mais difícil e menos agradável.


Uma nota sobre as idades: Os períodos sensíveis não começam, nem terminam, em idades exatas. A dinâmica é muito mais fluida.... Tudo pode acontecer um pouco antes ou um pouco depois, e as idades que apontamos neste texto são só linhas gerais. Sobretudo, vale o que vale sempre: observar as crianças e aprender com elas. Fonte: Lar Montessori