O que as crianças nos dizem
Para identificar os períodos sensíveis em que nossas crianças se encontram, o melhor é observar seu comportamento. Você tem uma excelente tabela em mãos, e explicações sobre cada período sensível. Aproveite. E retorne sempre à criança que está à sua frente. Ela lhe mostrará onde está no desenvolvimento e qual o tipo de ajuda que pode receber. Os períodos sensíveis são oportunidades fascinantes para a vida infantil e tudo o que vem depois, e devemos os aproveitar sempre.
E se já passou?
Quando um Período Sensível já passou, a criança ainda pode se desenvolver e aprender. E ela ainda pode aproveitar os aspectos de Montessori que a ajudariam no período sensível. A diferença é que será necessário mais esforço da parte dela e mais paciência e compreensão da nossa. Para habilidades específicas ela vai precisar um pouco mais de você, e é importante lembrar disso. Fora dos períodos sensíveis, a presença do adulto e alternativas para tornar as atividades interessantes, adaptando-as a idades diferentes, é fundamental.
De forma geral, vale o que vale sempre: observe sua criança. Ajude a aproveitar os períodos sensíveis, e você vai notar não só um desenvolvimento mais fluido e agradável, mas uma vida emocional mais estável e feliz. Os períodos sensíveis são necessidades do desenvolvimento, e a satisfação dessas necessidades traz paz e força para a criança pequena.
Fonte: Lar Montessori