A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada droga por possuir propriedades psicoativas, ou seja, ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência.
Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado", “sem força de vontade", “que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco.
Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema.
O tratamento para deixar de fumar objetiva a aprendizagem de um novo comportamento, através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vinculações comportamentais ao ato de fumar. Em alguns casos pode ser necessário apoio medicamentoso.
O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista.
Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar.
Veja o que acontece se você parar de fumar agora:
● Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
● Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
● Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
● Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
● Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
● Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
● Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
● Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca
fumaram.
Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer!!!
Se você não consegue parar de fumar sozinho, agende uma consulta médica!