A Justiça Eleitoral lançou campanha contra o absenteísmo nas Eleições 2018. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país. A ação visa alertar o cidadão que optar não ir às urnas ou votar em branco gerando impactos no processo eleitoral, contribuindo para a escolha de governantes e legisladores com legitimidade reduzida e baixa representatividade.
A campanha contra o absenteísmo também pretende desfazer mitos que envolvem o processo eleitoral, tais como a ideia equivocada segundo a qual a eleição poderá ser anulada se a maioria votar em branco. Isso porque tanto o voto branco quanto o nulo não são levados em conta para a apuração do resultado das eleições.
A campanha busca enfatizar que voto em branco – aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos – não é mecanismo de protesto e só contribui para a escolha de políticos com um número menor de votos.
E eu pergunto, será? Será que, neste segundo turno, o voto branco não será a arma da democracia como única ferramenta que o cidadão possui em nosso sistema para representar seu protesto e indignação??
As ações publicitárias da Justiça Eleitoral contra o absenteísmo nas Eleições 2018 reforçam, junto ao eleitor, a ideia de que o voto é a manifestação de maior relevância na democracia, sendo fundamental para sua consolidação.