"Alegria é um estado na natureza – na realidade, nenhuma energia é necessária para ser alegre porque ela é natural. Necessita-se de energia para ser infeliz, porque isso não é natural. Quanto mais natural você for, menos energia é necessária; quanto mais não-natural você desejar ser, mais energia será necessária.
Caso você apóie em seus pés, precisará de menos energia; tente apoiar-se em sua cabeça e você precisará de mais energia. Sempre que você vislumbrar e necessidade de mais energia, saberá que está tentando fazer algo não-natural. A meditação não requer energia porque é passiva, inativa, silenciosa. Você não está fazendo nada – por que precisaria de energia?
A raiva precisa de energia, a violência precisa de energia – porque você está fazendo algo contra a sua natureza, está lutando contra a sua natureza que é uma natureza divina. É como tentar nadar contra a corrente. Se você estiver nadando no sentido do rio, então não há necessidade de energia. O rio o leva. Mas, se estiver tentando ir no sentido contrário ao da correnteza, então muita energia será necessária – porque você estará lutando contra ela.
Por que as pessoas parecem tão cansadas? Estão todas lutando. Sua religião o ensina a lutar, toda a sua formação baseia-se no conflito, porque só por meio da luta que o ego pode ser criado. Quando você relaxa, o ego desaparece. Relaxar significa tornar-se sem ego. Se você nada no sentido do rio, não pode criar o ego. O ego é um fenômeno não-natural; ele precisa de muita energia para ser criado e de muita energia para ser mantido. Ter ego é um fenômeno muito desgastante. Toda sua vida é consumida por ele."