Relatório lançado nesta semana, em Londres, mostra que 121 milhões de crianças e adolescentes, de 06 a 15 anos, no mundo inteiro desistiram de frequentar a escola ou sequer começaram a fazê-lo. O documento foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contrasta com a promessa da comunidade internacional de alcançar a Educação para Todos até 2015.
De acordo com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, os métodos tradicionais para ampliar o acesso à educação, baseados em mais professores, mais livros didáticos e mais salas de aula, não é mais eficaz.
O relatório mostra que as crianças e adolescentes mais afetados, são os que vivem em áreas de conflito, que trabalham e aqueles que enfrentam discriminação baseada em etnia, gênero ou deficiência. A pobreza, contudo, é a maior vilã da educação, diz o estudo.
O diretor-executivo da Unicef, Anthony Lake, enumera três prioridades de investimento na educação: a primeira é aumentar o número de crianças frequentando a escola primária; a segunda é ajudar mais crianças, principalmente as meninas, a permanecerem na escola durante todo o nível secundário; e a terceira é melhorar a qualidade da aprendizagem.
Texto baseado no site Terra.
Texto baseado no site Terra.