A partir deste sábado, dia 04 de agosto, o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville (MNIC) vai abrir espaço para a realização do curso de língua portuguesa para haitianos. Durante as aulas, que vão ocorrer sempre aos sábados, das 17h às 19h, os alunos vão aprender vocabulário, gramática e praticar conversação.
A iniciativa é uma parceria da ONG Esperans Vivan (Esperança Viva) e do MNIC, e tem o objetivo de ajudar os imigrantes haitianos que vivem em Joinville, apresentando o novo idioma.
“Como haitiano, conheço a dificuldade que os imigrantes têm para aprender a língua e conseguir trabalho. O curso vai ensinar o mais básico para ajudar o imigrante a conseguir emprego. Depois, ele segue aprendendo junto com os brasileiros”, explica o criador da ONG e idealizador do curso, Guilove Augustin.
O curso de português para haitianos é gratuito e não é necessária inscrição antecipada. Para participar das aulas, basta o aluno se dirigir ao auditório do Museu Nacional de Imigração e Colonização, que fica na rua Rio Branco, 229 (Rua das Palmeiras). A capacitação também oferece espaço aos professores e profissionais que desejarem colaborar ministrando aulas de forma voluntária.