No dia 26 de maio, acontecerá o encontro mensal do clube de leitura Leia Mulheres em Joinville, no Salvador Vegan Café – Barba Ruiva Livros (Rua Henrique Meyer, 61 – Centro), a partir das 15h. Neste ano, o clube adquiriu caráter itinerante, contemplando centros culturais da cidade. O livro proposto para debate é “Kindred – Laços de Sangue”, da Octavia Butler. A mediação é feita pelas jornalistas Karoline Lopes e Marcela Güther. A entrada é gratuita.
Desconto: Os participantes que adquirirem o livro no Barba Ruiva Livros, sob encomenda, ganham desconto especial do clube.
SOBRE O LIVRO
Conhecida como “a grande dama da ficção científica”, Octavia Butler foi a primeira autora mulher e negra a ganhar, ainda nos anos 1970, notoriedade no gênero que até hoje é predominantemente masculino – e branco. Kindred, seu quarto livro, ganha versão brasileira e se torna, depois de 40 anos da sua publicação, a primeira obra da autora a chegar ao país.
Publicado originalmente nos Estados Unidos em 1979, Kindred conta a história de Dana, uma jovem escritora negra que vive na Califórnia, nos anos 1970, e se vê súbita e inexplicavelmente transportada para uma fazenda escravista no sul dos Estados Unidos, pouco antes da Guerra de Secessão. Horrorizada, percebe que está na casa dos seus antepassados: Alice, uma escrava, e Rufus, o dono das terras. Dana entende, também, que sua missão ali é não só sobreviver em uma sociedade que a rejeita, como também garantir que seus bisavós, os filhos de Alice e Rufus, nasçam, para que ela mesma possa existir, no futuro.
Como a própria autora afirmava, seu maior objetivo ao usar a ficção científica como gênero era fomentar a liberdade. “Deve haver algo muito básico de errado conosco se estamos falhando nisto”, disse, em uma entrevista à Motion Magazine.