sábado, 12 de dezembro de 2015

PIAVA

As ações do Projeto de Prevenção de Incidência de Afogamentos no Verão em Água Doce (Piava) para a temporada de verão 2015/2016 já começaram em novembro nas escolas municipais de Joinville. A novidade deste ano é que a equipe da Defesa Civil de Joinville passa a ter colaboração direta do Corpo de Bombeiros Voluntários nas palestras com os alunos. Que é dividida em partes: a primeira parte da apresentação contempla o trabalho da Defesa Civil. O coordenador de órgão, Maiko Richter, destaca como é a atuação em desastres naturais, como deslizamentos de terra nas áreas de risco da cidade e fala sobre os cuidados com o meio ambiente. Em seguida, o instrutor do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Ricardo Vitorino de Souza, repassa sua experiência no salvamento de vidas para sensibilizar os estudantes a terem cuidado com banhos em rios e lagos. E durante a atividade ainda ocorrem outras orientações, exibições de vídeos, alerta de combate a trotes e entrega de cartilhas orientativas. 

Serão realizadas também ações orientativas em locais de acesso aos rios da região no período de 21 de dezembro até o final de março de 2016.

O que é o PIAVA? Instituído em 2004, o projeto tem como objetivo orientar a população sobre os cuidados ao utilizar os rios no período de verão. Em paralelo também é trabalhada a questão ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza em escolas municipais, tanto da área rural quanto da área urbana. O desenvolvimento dos trabalhos do Projeto Piava conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Militar, Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) e voluntários da Defesa Civil de Joinville, que formam o Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

O que fazer em caso de afogamento...
* Escolha um lugar seguro. Conheça a profundidade do rio, observe a correnteza e verifique a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
* Tenha informações do local;
* Observe as condições climáticas e eventos naturais, como enxurradas;
* Evite mergulhar;
* Se comer, evite entrar na água;
* Estar sempre na presença de um adulto;
* Alcançar um bambu, vara ou toalha para retirar a pessoa da água. Nunca use as mãos, pois a pessoa em perigo está desorientada, pode agarrá-lo e levar você ao fundo do rio; 
* Procure materiais flutuantes como boias, bolas, câmara de pneu para arremesar;
* Chame por socorro. Ligue para Defesa Civil, pelo número 199; Polícia, pelo 190; SAMU, pelo 192; e Bombeiros, pelo 193.

Fonte: site da PMJ