Durante todo o mês de novembro, às terças e quartas, sempre às 20h, o SESC Joinville apresenta a Mostra Tati por Inteiro no Cine Teatro da unidade. A exibição terá início no dia 03 de novembro, com o filme As Férias do Sr. Hulot, seguida de distribuição do catálogo da mostra. Ao todo serão exibidos seis longas-metragens, três curtas e um documentário, dirigido pela filha do cineasta Sophie Tatischeff, resultados de uma parceria do Sesc com a Embaixada da França e o Institut Français. A partir dela, o público poderá conhecer a mensagem universal e inspiradora do francês Jacques Tati, considerado um dos maiores comediantes da história do cinema e ainda desconhecido por grande parte do público brasileiro, bem como identificar sua refinada leveza a discutir com bom humor temas do homem e da sociedade moderna.
Programação
(Sugiro confirmar o evento e se não houve cancelamento, no próprio SESC, no dia de cada exibição)
Dia 03 de novembro (terça), às 20h - As Férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot)
De Jacques Tati. França, 1953. 74 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: O atrapalhado Sr. Hulot vai passar as férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.
Dia 04 de novembro (quarta), às 20h - Meu Tio (Mon oncle)
De Jacques Tati. França, 1956. 116 min. Comédia. Classsificação: 10 anos.
Sinopse: O Sr. Hulot vai passar um tempo na casa de sua irmã para ajudar a cuidar do sobrinho. Logo ele se vê às voltas com uma casa repleta de utensílios automáticos e arquitetura futurista pouco funcional, mas vistosa aos olhos da sociedade de consumo. A dificuldade de adaptação cria situações cômicas e insólitas.
Dia 10 de novembro (terça), às 20h - As aventuras do Sr. Hulot no trânsito louco (Trafic)
De Jacques Tati. França, 1971. 93 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide levá-lo à Exposição Internacional do Automóvel, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por uma série de probelmas. São tantas as confusões, que o carro chega tarde demais à exposição.
Dia 11 de novembro (quarta), às 20h - Parade (Parade)
De Jacques Tati. França, 1974. 85 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: O filme mostra as aventuras de duas crianças por detrás da lona de circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.
Dia 17 de novembro (terça), às 20h - Curtas
* Cuida da tua esquerda (Soigne ton gauche)
De Jacques Tati. França, 1936. 12 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: Um agricultor de uma pequena cidade francesa sonha em ser lutador de boxe. Surpreendido durante um transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. O problema é que ele não conhece nada sobre lutas.
* A escola dos carteiros (L’Ecole dês facteurs)
De Jacques Tati. França, 1936. 15 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: Rapidez e eficiência, essa é a formação que todo carteiro recebe. Numa pequena agência dos correios de um povoado, três carteiros, entre eles François, atolados pelas ordens de seu superior, fazem a divisão das cartas. François, depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.
* Curso Noturno (Cours du soir)
De Nicolas Riowsky. França, 1967. 27 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: No cenário de Tempo de diversão, executivos bem comportados recebem aulas sobre arte cômica. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarro, de andar a cavalo ou de cair da escada.
Dia 18 de novembro (quarta), às 20h - Carrossel da Esperança (Jour de fête)
De Jacques Tati. França, 1949. 77 min. Comédia. Classificação: 10 anos.
Sinopse: Uma vez por ano, uma feira traz para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio trabalhar mais rápido.
Dia 24 de novembro (terça), às 20h - Tempo de diversão (Playtime)
De Jacques Tati. França, 1967. 114 min. Comédia. Classificação: 10 anos
Sinopse: Um grupo de turistas norte-americanos chega a Paris nos anos 1960. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.
Dia 25 de novembro (quarta) às 20h - Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot (Tati sur les pas de Monsieur Hulot)
De Sophie Tatischeff. França, 1986. 52 min. Documentário. Classificação: 10 anos.
Sinopse: O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material, um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.
Todas as exibições com entrada franca, sem a necessidade de retirada de ingressos.