segunda-feira, 30 de novembro de 2015
PRONATEC
O CEPAT - Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores por meio do Serviço de Preparação e Formação Profissional (SPFP), vinculado à Secretaria de Assistência Social /Prefeitura Municipal de Joinville, está divulgando cursos com inscrições abertas, no sistema do governo federal – Pronatec. Os interessados devem comparecer no endereço abaixo para realizar sua inscrição. É necessário já possuir Cadastro Único e ter realizado sua atualização nos últimos dois anos.
Rua Abdon Batista, 342 - Centro, 1°andar - telefone de contato: 3422-5998
Documentos necessários: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, comprovante de inclusão ou atualização do Cadastro Único se possuir. No caso de adolescente (a partir de 15 anos poderá realizar inscrição), trazer atestado de frequência escolar, para realizar o cadastro no nosso serviço também.
Um simples detalhe faz toda a diferença... Campanha de arrecadação
O Fórum de Mulheres de Joinville realizará o 1º Sarau da Mulher para marcar os 16 dias de ativismo na luta pela erradicação da violência contra as mulheres. Como ação concreta das entidades que representam o Fórum de Mulheres, estamos lançando a Campanha de arrecadação de itens de higiene pessoa/íntima para as mulheres em privação de liberdade do Presídio Regional de Joinville.
Sugestão de itens: absorvente, creme dental, escova dental, desodorante rollon, papel higiênico, sabonete. Participe da campanha levando os produtos nos pontos de arrecadação ou entregar no encerramento da campanha no dia do Sarau que acontecerá no dia 05 de dezembro (sábado) a partir das 16h, no CDH.
Mostra Sonora Brasil: Violas Brasileiras - Circuito SESC 2015/2016
Com o tema “Violas Brasileiras”, a 18ª edição do Sonora Brasil, maior projeto de circulação musical do país, chega ao Estado em formato de mostras musicais, em uma realização do SESC. De 03 de novembro a 05 de dezembro, a Mostra Sonora Brasil Sesc circula por 23 cidades de Santa Catarina, somando 96 apresentações gratuitas. Cada município recebe quatro concertos – um por dia: “Violas Caipiras”, “Violas em Concerto”, “Violas no Nordeste” e “Violas Singulares”, sempre com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro a partir das 19h no dia de cada apresentação.
Em Joinville, a mostra acontece entre os dias 02 e 05 de dezembro, encerrando a edição no Estado
* Dia 02 de dezembro (quarta) às 20h - Violas Caipiras | Levi Ramiro (SP) e Paulo Freire (SP)
Eles vão apresentar repertório que trata desde exemplos mais remotos, como os recolhidos nas pesquisas desenvolvidas por Freire no interior de Minas Gerais, e os que povoam a memória de Ramiro desde a infância, até compositores da atualidade, mostrando um panorama do desenvolvimento do instrumento na região.
* Dia 03 de dezembro (quinta) às 20h - Violas de Concerto | Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ)
O duo apresenta a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música. E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico chegando, inclusive, a se tornar curso de bacharelado.
* Dia 04 de dezembro (sexta) às 20h
Violas no Nordeste | Antonio Madureira (PE), Ivanildo Vilanova (PB) e Cassio Nobre (BA)
Os três músicos convidados, expoentes em suas áreas, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional desse instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina. A viola no Nordeste pode ser encontrada em sua forma mais tradicional, como a presente na região Sudeste, mas também em variantes típicas da região, como a utilizada por repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano.
* Dia 05 de dezembro (sábado) às 20h
Violas Singulares | Sidnei Duarte (MT), Rodolfo Vidal (SP) e Mauricio Ribeiro (TO)
As violas singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.
Os shows abordam aspectos do desenvolvimento do instrumento no país, mostrando que o uso da viola ultrapassa as fronteiras do interior e chega às salas de concerto, ampliando sua presença nos espaços destinados à música clássica. No Sudeste, a viola se consagrou com as denominações caipira e sertaneja. Em São Paulo, no Paraná e no Mato Grosso, o uso da viola está ligado a gêneros musicais regionalizados e no Nordeste e Recôncavo Baiano, ela é encontrada em sua forma tradicional, mas também é utilizada em variantes típicas da região.
O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto nacional do Sesc, que tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita às populações contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O biênio 2015/2016 tem como temas “Violas Brasileiras” e “Cantos de trabalho”. No próximo ano, chegará ao Estado o circuito “Cantos de Trabalho,” com grupos que apresentam a música como expressão de atividades laborais rurais e urbanas.
domingo, 29 de novembro de 2015
Sempre há uma saída
Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na verdade, o autor do crime era uma pessoa influente do reino e, por isso, desde o primeiro momento se procurou um "bode expiatório" para acobertar o verdadeiro assassino. O homem foi levado a julgamento, já temendo o resultado: o enforcamento. Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo desta história. O juiz, que também havia sido comprado para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que este provasse sua inocência: - Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor. Vou escrever num pedaço de papel a palavra INOCENTE e no outro pedaço a palavra CULPADO. Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o veredicto. O Senhor decidirá seu destino - determinou o juiz. Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois papéis, mas em ambos escreveu CULPADO de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma chance de o acusado se livrar da forca. Não havia alternativas para o pobre homem. O juiz dobrou os dois papéis e os colocou sobre uma mesa e mandou o acusado escolher um. O homem pensou alguns segundos e, pressentindo a armação do julgamento, aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou na boca e engoliu. Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem. - Mas o que você fez? E agora? Como vamos saber o seu veredicto? - É muito fácil - respondeu o homem - basta olhar o outro papel que sobrou e saberemos que acabei engolindo o contrário. E, imediatamente o homem foi liberado.
sábado, 28 de novembro de 2015
Vai fazer uma tatuagem?
Então confira algumas regras para evitar problemas de saúde,
como alergia, irritação ou doença contagiosa, tipo hepatite...
Fonte: Ministério da Saúde
Paulo Gustavo em Joinville
Dia 09 de dezembro (quarta) às 20h no Joinville Square Garten
Ingressos no site https://www.ticketcenter.com.br/evento.php?id=896
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
"As Barcas"
Adaptação livre inspirada no texto de Gil Vicente, O Auto da Barca do Inferno, realizada pelos alunos do curso de Vivência Teatral, do Programa de Extensão Comunitária, da Casa da Cultura Fausto da Rocha Junior. Através de experimentações, exercícios de voz, corpo, leituras e debates, o elenco recria personagens inspirados na vida contemporânea de uma sociedade que domina e define a vida do povo e do pais. A peça As Barcas conduz o público a uma viagem ao além, onde se propõe reflexões sobre condutas cotidianas. Com um texto recheado de bom humor, leva a repensar as escolhas da vida. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), com o elenco e na secretaria da Casa da Cultura. Informações pelo telefone 3433-2266 (Secretaria da Casa da Cultura) com Zuleide.
#trânsito
O risco de sofrer um acidente fatal no trânsito é 17 vezes maior para uma pessoa
que ingeriu bebida alcoólica do que para uma pessoa sóbria.
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
Coro Natalino e Orquestra Vocal Consort Blumenauensis
Dia 01 de dezembro (terça), às 20h.
Ingressos disponíveis: 1 kg de alimento não perecível ou fraldas M, G, GGG
ou produtos para higiene pessoal. A arrecadação será destinada à Casa do Adalto.
Ingressos disponíveis: 1 kg de alimento não perecível ou fraldas M, G, GGG
ou produtos para higiene pessoal. A arrecadação será destinada à Casa do Adalto.
Centro di Cultura Italiana de Joinville convida...
Sinopse: Dom Zeno Santini tenta recriar o espírito igualitário dos primeiros cristãos, fundando uma comunidade própria, chamada de “Nomadelfia”. Perseguido pelos fascistas italianos, com reconhecimento negado pelo Papa Pio XII e perseguido pela Itália no governo pós-guerra, somente perto do final de sua vida, com a chegada do Papa João Paulo II, Dom Zeno é reconhecido por ter fundado uma comunidade verdadeiramente cristã de igualdade e fraternidade.
quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Mobilização Mundial pelo Clima
A Mobilização Mundial pelo Clima também acontecerá em Joinville. No dia 29 de novembro, domingo, na Praça da Bandeira a partir das 15h30min... Caminhada até a Cidadela Cultural onde serão realizadas atividades artísticas, oficinas e trocas de informação sobre a problemática das mudanças climáticas no mundo e principalmente em nossa cidade.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
Academia Joinvilense de Letras convida... "Sessão da Saudade"
Nesta quinta, dia 26 de novembro, às 20h, no Salão Nobre (ou "Sala Mozart") da Sociedade Harmonia-Lyra, a Academia Joinvilense de Letras realizará uma sessão solene (denominada de "Sessão da Saudade") em memória da acadêmica GUIOMAR BELTRÃO FERREIRA, recentemente falecida. Para o evento foram convidados familiares da saudosa acadêmica e, na ocasião, o presidente da Academia, Carlos Adauto Vieira, fará uso da palavra e discorrerá sobre a vida e obra da mesma. A sessão, que será aberta ao público, implicará na declaração de vacância da cadeira por ela ocupada, marcando também a abertura do prazo para o recebimento de inscrições visando a eleição de seu sucessor. Na segunda parte do evento, haverá um discreto Sarau Musical organizado pelo acadêmico Milton Maciel. Todos são muito bem-vindos!
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
domingo, 22 de novembro de 2015
Museu Nacional de Imigração e Colonização convida...
O Museu Nacional de Imigração e Colonização estará desenvolvendo uma série de ações voltadas aos novos imigrantes, especialmente aos haitianos. Nossa primeira atividade será a exibição do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain", que será exibido no dia 26 de novembro (quinta) às 19h. Você é nosso convidado!
22 de novembro - Dia do Músico
Parabéns do blog Narizinho Kinas aos músicos, artistas imprescindíveis na vida de qualquer pessoa...
Pois reconhecemos a música como essência fundamental para uma vida plena e feliz!
sábado, 21 de novembro de 2015
GEAAJ convida...
No dia 23 de novembro (segunda), às 19h15min,
acontecerá nossa última reunião de acolhimento de 2015.
Faremos uma atividade relacionada a "espera" e escolheremos os temas para 2016.
Local: Av. Jucelino Kubitschek, 410 - Bloco B - Sala 302
Edifício Centro Comercial Cidade de Joinville
Assinar:
Postagens (Atom)