sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Antes do Depois" de Bartolomeu Campos de Queirós


      "Não me lembro mas não quero esquecer"


"Antes do Depois" é uma prosa poética plena de humor, elaborada como um fluxo de consciência. O texto é um exercício do livre pensar e de suas ricas possibilidades. O livro é uma divertida e generosa brincadeira, cujo ponto de partida é uma questão inusitada: "Como terá sido o embrião do narrador dos mistérios do mundo?"

Para responder esta questão o leitor é convidado a ser a testemunha ocular do nascimento de uma criança, acompanhando sua luta pela sobrevivência até o momento de seu batizado. Neste curto percurso de vida são feitas digressões sobre o fôlego de viver, a memória que se carrega, o silêncio cheio de amores escondidos, o Sal e o Açúcar na vida, o coração que é fechado feito um cofre. O texto termina seguindo o fluxo da vida, que sempre se reinicia.

O texto relaciona os aspectos concretos de um observador do cotidiano com o poder de abstração das palavras. O resultado é um exercício de liberdade. A narrativa é circular e termina assim: "Quando olho para o papel (a certidão de nascimento), amarelado pelo tempo, eu cismo em nascer de novo. Então brinco de faz-de-conta e escrevo."

Bartolomeu Campos de Queirós é autor de diversas obras de prosa poética e de literatura juvenil e recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio Jabuti e o prêmio Nestlé de Literatura.

Por Ana Lúcia Brandão - Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, analista e consultora na área de literatura infanto-juvenil.