O Museu Nacional de Imigração e Colonização promove a conferência “Imigração e diversidade: o Museu da Imigração do Estado de SP como espaço em/de construção”, no dia 26 de setembro (sexta), a partir das 19h. O evento, que ocorre no Teatro do Sesc Joinville, é uma realização do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e faz parte da programação nacional da “8ª Primavera dos Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para participar da conferência é preciso efetuar inscrição pelos e-mails: mnic@joinville.sc.gov.br e educativomnic@gmail.com até o dia 25 de setembro. As vagas são gratuitas e limitadas.
A palestra será ministrada pela presidente-executiva do Museu da Imigração do Estado de São Paulo e do Museu do Café em Santos, Marília Bonas Conte. Historiadora, especialista em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa, Marília apresentará seu conhecimento a respeito das migrações contemporâneas, sua relação com a função social dos museus e seu diálogo com as comunidades, e a promoção da cidadania.
Este ano, a “Primavera dos Museus” apresenta o tema “Museus Criativos”, elegendo a criatividade como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar sua gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público. Nesta 8ª edição, 761 instituições culturais brasileiras, espalhadas em 389 cidades, irão desenvolver 2.436 atividades das mais diversas tipologias – exposições, debates, exibição de filmes, oficinas, visitas monitoradas, dentre outras.
O Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville tornou-se, ao longo dos seus mais de 50 anos, referência, sobretudo no sul do Brasil, como instituição voltada à salvaguarda das memórias da imigração e propõe, com esse evento, estimular esse debate.