terça-feira, 30 de setembro de 2014

...



Brincalhotices no Shopping Garten, de 1º a 15 de outubro, das 10h às 22h

Reflexão: realidade, livro e outras verdades



"Os Mistérios do Antigo Egito"



"Os Mistérios do Antigo Egito"
Dia 02 de outubro (quinta) às 20h na Casa da Cultura
Inscrições: 9653-2225 / 9929-2710 / E-mail: gnosis.joinville@gmail.com
Entrada Gratuita

ArteSesc Confluências



"Superdicas..." (9)



Seminário Interdisciplinar em Museologia



Maiores informações: http://www.simmuseuhering.com.br/

Maior valor da vida



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Novos conselheiros do CMDCA

O prefeito de Joinville, Udo Döhler, empossou na manhã desta segunda, 29 de setembro, os 18 novos conselheiros titulares e 18 suplentes que integram o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os voluntários são representantes do poder público e de entidades não-governamentais, como: de atendimento a criança e adolescente, de defesa dos direitos da criança e do adolescente, associações de pais e professores, associações de moradores, entidades religiosas, indústria, comércio e prestadores de serviço, clubes de serviços, associações de profissionais liberais e sindicatos laborais. A escolha do presidente e diretoria do Conselho será feita no dia 02 de outubro e o mandato é de dois anos.

Palestra “O teatro segundo Bertolt Brecht”



Nesta terça, dia 30 de setembro, às 19h30min, acontece mais uma edição do projeto “Encontro com a Cena”, promovido pelos alunos e professores do curso de Teatro da Casa da Cultura. Desta vez, será apresentada a palestra “O teatro segundo Bertolt Brecht”, ministrada pelo ator, diretor e professor de teatro Hélio Muniz. O evento é aberto ao público e gratuito. Maiores informações pelo telefone (47) 3433-2266.

Amor pra recomeçar - Frejat



Pequeninus Produções Artísticas convida...



Temporada de espetáculos para crianças e adultos na Galpão de Teatro da Ajote
De 08 a 12 de outubro (quarta a domingo)
Mais informações pelo email hum@pequeninus.com

Paulo Freire



Show Elvis Back

Show Elvis Back, com Adam Presley & Elvisback Big Band
Dia 17 de outubro (sexta) às 21h, no Teatro Juarez Machado

De São Paulo capital, o show "Elvis Back" traz o melhor tributo a Elvis Presley da América Latina. Com 10 músicos no palco, a Elvisback Big Band é liderado por Adam Presley, vencedor do Gospel Contest 2014 do evento americano SPEF que elegeu o melhor Elvis cover para participação do campeonato mundial nos EUA, onde foi eleito o 3º melhor do mundo. Adam Presley não imita, mas o interpreta, cativando e impressionando pela elegante performance que traz um espetáculo vibrante e impactante, recriando a magia e a energia das apresentações deste grande mito num show emocionante. Acessórios, microfone e roupas são réplicas oficiais importadas, feitas pela mesma empresa americana que fazia as do próprio Elvis.

"O Foco..." (9)



Falando de amor



domingo, 28 de setembro de 2014

...


Camerata Dona Francisca



Ritmo da vida



Festival de Formas Animadas em Jaraguá do Sul



De 30 de setembro a 04 de outubro, Jaraguá do Sul volta a ser palco do Festival de Formas Animadas, que traz ao Centro Cultural da SCAR e a espaços alternativos atrações para todas as faixas de idade. Participam desta edição 19 grupos que farão 28 apresentações, que incluem mostra de lambe-lambe, performances em rua e os espetáculos nos teatros da SCAR. Uma das novidades será a apresentação no Teatro Municipal de Pomerode no dia 1º de outubro. As apresentações serão todas com entrada gratuita para o público. Ingressos podem ser retirados na Secretaria da SCAR. Escolas poderão participar com turmas de alunos, mediante agendamento prévio. Informações pelo telefone (47) 3275-2477.

"Superdicas..." (8)



De um jeito diferente...



sábado, 27 de setembro de 2014

Esquecimento



...


Musical infantil "Princesas e Heróis"



"O Foco..." (8)



"Paralelas" da Cia de Teatro da Univille

A Cia de Teatro da Univille apresenta mais um espetáculo: "Paralelas",
baseado em textos e poemas clássicos sobre o universo feminino

O espetáculo Paralelas, uma proposta de montagem que parte da palavra como elemento dramatúrgico. A peça mostra histórias paralelas sobre o universo feminino contadas de forma entrecortada, montando aos poucos uma colcha de retalhos de destinos e sensações. Com base em pesquisa sobre cantos de trabalho, a trilha sonora original costura o espetáculo num universo em que lavadeiras lavam suas roupas, enquanto passam a limpo suas memórias e sentimentos. A montagem tem como ponto de partida textos e poemas sobre o universo feminino. Obras de Marina Colassanti, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Cora Coralina serviram como base para a construção poética da peça.

Ficha Técnica
Elenco: Eloisa Maria Maccari, Janini Souza, Ana Carolina, Tatiane Serpa, Thawanna Costa, Verônica Fernandes
Direção: Silvestre Ferreira
Preparação Corporal: Angela Finardi
Concepção de Figurinos e Adereços: Silvestre Ferreira e Manoella Carolina Rego
Trilha Sonora Original: Vinícius Ferreira
Operação de Som e Luz: Flávia Witt

Faixa Etária Indicada: Acima de 14 anos
Apresentações todas as quartas às 10h mediante agendamento prévio.

Jardim



sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Curso "Cura das Atitudes"



Viagem



...


Passeata de Mobilização



"Superdicas..." (7)



Palestra "A comunicação da criança autista no ambiente escolar"



Osho, meditation



"Minha meditação é simples, não requer quaisquer práticas complexas. 
É cantar, é dançar. É ficar sentado em silêncio"

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COMDE convida...

Palestra "Um Recorte sobre Benefícios Fiscais Envolvendo os Tributos ICMS, IPI e IR para Pessoas com Deficiência, Doenças graves e/ou Incuráveis" com Rafael Zimath - advogado especializado em Direito Tributário. Convidamos todos os interessados à participar no dia 30 de setembro (terça) das 15h às 17h, na Casa dos Conselhos - Rua Afonso Penna 840, BucareinInscrições limitadas, somente 30 vagas, pelo email: comdejoinville@gmail.com

...


Dica



Primavera dos Museus em Joinville



"O Foco..." (7)



Camões na AJOTE



Luis Vaz de Camões, o mais importante poeta da Língua Portuguesa, que nasceu e viveu no século XVI em Portugal, surge em cena para contar sua própria história. Traz consigo dois elementos imprescindíveis que o tornaram famoso: o mito que se formou em torno de sua personalidade e o fez popular (inteligente, ousado, simpático e conquistador), e Os Lusíadas, obra que o tornou imortal e inesquecível no Mundo da Literatura. Camões se apresenta ao público de forma cômica e interativa, narrando aspectos de sua vida e entrelaçando-os com fragmentos de sua obra. Carregando sempre consigo sua grande obra Os Lusíadas e sua espada, segue gracioso relatando sua história e, como diz o próprio personagem: “Numa mão sempre a pena e noutra a espada”. Porque além de poeta também foi soldado. No entanto, mesmo com o bom humor, o personagem não esconde do público suas frustrações e tristezas em relação à vida e ao amor. A dramaturgia da peça foi tecida a partir de fatos históricos da vida de Camões e tingida com a mitologia que se formou em torno de sua pessoa.

Informações técnicas:
Gênero: comédia / Tempo de duração: 40 minutos / Indicação: a partir dos 12 anos de idade
Atuação: Norberto Xavier Deschamps / Iluminação: Hélio Muniz
Montagem do espetáculo: Grupo de Teatro Navegantes da Utopia

Dias 26, 27 e 28 de setembro (sexta a domingo) às 20h no Galpão da AJOTE - Ingressos R$ 10,00

...


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

3ª Mostra Arte para Todos - Dança e Teatro para Deficientes Intelectuais



Amanhã, dia 25 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado será realizada a terceira edição da Mostra Arte para Todos, promovida pelo Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento em parceria com Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial, da Secretaria de Saúde de Joinville. O evento reúne em cena apresentações dos projetos desenvolvidos pelo programa Arte para Todos, que visa promover a inclusão e a inserção sociocultural de pessoas com deficiência intelectual (crianças, adolescentes e adultos) por meio das artes cênicas – nas áreas de dança e teatro.

A programação da Mostra abre com um painel sobre “Os reflexos da arte nos processos terapêuticos e de inclusão da pessoa com deficiência intelectual”, que terá a participação da Coordenadora do Naipe, a fonoaudióloga Cínthia Friedrich, a terapeuta ocupacional e atriz Nathielle Wougles, e a professora de dança e arte educadora Maria Fortuna. As apresentações de dança e teatro iniciam, na sequência, com os alunos (adultos) do Laboratório de Teatro do Naipe, atividade desenvolvida desde 2011 em parceria com o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura; segue com os alunos das Oficinas de Dança e Teatro Infantil Arte para Todos, projeto viabilizado pelo segundo ano consecutivo com o patrocínio do Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Simdec; e finaliza com o Grupo de Teatro Arte para Todos, mantido pelo Impar e formado por ex-alunos do Laboratório de Teatro. Ao término do evento será servido um “coquetel solidário”, que conta com a doação/contribuição das famílias e profissionais envolvidos no projeto.

Os participantes do Arte para Todos são crianças, jovens e adultos que manifestam aspectos de diferentes deficiências, como transtornos do desenvolvimento psicomotor, síndromes genéticas, acometimentos na parte física como a diplegia e a paralisia cerebral, além de alterações do comportamento. “Ao subir ao palco do Juarez Machado, estes artistas vão compartilhar com o público o resultado de um processo, de um exercício constante de autoconhecimento e superação dos seus limites, por meio da arte”, ressalta Robson Benta, professor de teatro e coordenador do Arte para Todos.

Criado no início de 2012, o Arte para Todos envolve – além da Mostra no Teatro Juarez Machado -, a realização de oficinas de dança e teatro, a manutenção do Grupo de Teatro Arte para Todos, o apoio ao trabalho desenvolvido no Laboratório de Teatro do Naipe, a realização de atividades de dança e teatro para pais e familiares, oficinas e palestras sobre arte inclusiva para estudantes e profissionais das áreas social, cultural e de saúde, e ainda apresentações e participações em eventos. Conta ainda com um importante acompanhamento dos estagiários do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala / Associação Catarinense de Ensino – ACE, sob a coordenação da professora Winny Kessy Keller da Costa.

O programa Arte para Todos é uma realização do Impar. Tem a parceria do Naipe, Secretaria de Saúde de Joinville, Casa da Cultura e Fundação Cultural de Joinville; e apoio do Centro Cultural Deutsche Schule/Ielusc, Clic Propaganda, Chico Maurente Fotografia, Entre Gestão e Design, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores.

Entrada gratuita

Ficha Técnica da 3ª Mostra Arte para Todos
Promoção: Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial
Equipe Naipe: Cínthia Friedrich (Fonoaudióloga e Coordenadora do Naipe) – Gisele Meira Luz Bergler (Fonoaudióloga), Luciana Hang Correia (Terapeuta Ocupacional), Gustavo Yoshio Okiyama (Fisioterapeuta), Vivianne Conzatti (Psicóloga) e Nadja Louise Fey (Fisioterapeuta).
Realização: Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento
Equipe IMPAR: Robson Benta (Coordenador do Programa Arte para Todos e Professor/Diretor de Teatro), Maria Fortuna (Coordenadora de Dança), Nathielle Wougles (Terapeuta Ocupacional), Simone Marcela Oliveira (Fisioterapeuta) e Iraci Seefeldt (Produtora Executiva).

Contatos:
Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial
Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 676 – Bucarein
CEP 89202-450 – Joinville – Santa Catarina
Telefone: 3433-3836

Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento
Rua Dona Francisca, 1700 – Sala 92, Platz Dona Francisca – Saguaçú
CEP 89221-007 – Joinville – Santa Catarina
Telefone: 3028-7311

Sentimentos



"Meu nome é Herbert" no Teatro Juarez Machado



Nesta quarta, dia 24 de setembro, às 19h, acontece apresentação da peça “Meu nome é Herbert”, do grupo Teatro Novo Tempo, no Teatro Juarez Machado. O espetáculo faz parte da programação da Semana Municipal do Idoso, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville (Comdi). A apresentação é uma realização do grupo Teatro Novo Tempo e conta com o apoio da Fundação Cultural de Joinville. Os ingressos estarão à venda a R$ 10,00 no local. Idosos pagam R$ 5,00.

O espetáculo “Meu nome é Herbert” é uma adaptação do diretor Hélio Muniz ao texto de Robert Anderson. A peça conta a história de duas pessoas idosas, casadas há pouco ou muito tempo, que conversam sentadas em uma varanda em um par de cadeiras de balanço. Nesta conversa, misturam memórias de acontecimentos de suas vidas e nomes de pessoas do passado. Cada um teve dois ou mais casamentos anteriores e, talvez, algumas aventuras, mas as lembranças lhes são nebulosas quanto aos detalhes. A peça é uma comédia. Os personagens pensam que sabem quem são, mas, na verdade, não tem a menor ideia de quem é o outro ao seu lado.

...


"Superdicas..." (6)



Memória Locus em São Francisco do Sul



Memória locus é uma exposição itinerante de Tirotti, um exercício de memória do lugar a partir do seu arquivo de vídeos. O conteúdo dos trabalhos é dado pelas lembranças do artista captadas em imagem, enquanto a forma faz analogia aos processos da memória (suportes frágeis e perecíveis, imagens fugidias ou imprecisas, arranjos irregulares ou não-lineares). Memória locus tem curadoria de Gleber Pieniz e, por ser montada conforme as peculiaridades de cada espaço expositivo, apresenta-se de maneira diferente nas cidades por onde passa (Joinville, Blumenau e São Francisco do Sul), embora seja unida pelos mesmos conceitos e métodos.

A circulação de Memória locus é patrocinada pela Prefeitura de Joinville através da Fundação Cultural e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC).

Borboletas no jardim



terça-feira, 23 de setembro de 2014

...


Doe Sangue



Palestra "Mídias Sociais" na Câmara de Vereadores de Joinville



"O Foco..." (6)



Campanha contra o vandalismo

“Sua cidade é sua casa. Não deixe que destruam o lugar onde você vive” 

Dentro desse conceito, a Prefeitura de Joinville lançou uma campanha contra o vandalismo em praças, parques, monumentos e prédios públicos. A mensagem, com caráter de conscientização, foi motivada pelo crescimento dos casos de vandalismo na cidade, envolvendo depredações de parques, praças, escolas, monumentos e também a ação de pichadores. Entre os exemplos da ação dos vândalos estão o prédio da Biblioteca Pública Municipal, o monumento A Barca, o Museu Sambaqui e o busto do empresário e político Abdon Baptista, instalado na praça do Mercado Municipal, e que teve a cabeça arrancada.

A iniciativa tem a parceria com a Polícia Militar e os casos em flagrante devem ser comunicados pelo telefone 190. O secretário de Comunicação da Prefeitura, Marco Aurélio Braga, diz que o enfoque da campanha é de conscientização. “Queremos mostrar que não é normal a destruição do lugar onde você vive”.

Pablo Neruda, primavera



segunda-feira, 22 de setembro de 2014