quinta-feira, 31 de julho de 2014

Alimentos em italiano



Fabio Torres no SESC



Dia 02 de agosto (sábado) às 20h no Teatro do SESC - gratuito, com distribuição dos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do Teatro... Cadu Floriani apresenta Fabio Torres e músicos convidados –  São Paulo (SP) - Livre

Numa parceria com o músico e produtor Cadu Floriani, o SESC recebe o pianista, compositor e multi-instrumentista Fábio Torres, integrante do Trio Corrente, que recentemente ganhou o Grammy Latino 2014 de melhor disco de Jazz Latino com o álbum "Song for Maura", gravado em parceria com o saxofonista Paquito D'Rivera. O show contará com a presença dos músicos locais Alex Reimann, Michel Falcão, Judson Teixeira, Gledison Zabote e Cadu Floriani.

Compartilhe esta ideia... #LixoNoLixo



CRDH Joinville convida...



...


Espalhe coisa boa



quarta-feira, 30 de julho de 2014

Semana Mundial de Aleitamento Materno em agosto

A partir do dia 1º de agosto, até o dia 08, as mamães e famílias de Joinville estão convidadas a participar da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pelo grupo de tutores da Rede Amamenta e Alimenta Joinville, da Gerência da Atenção Básica. As atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do município, com orientações, conversas e sessões de cinema e fotografia para promover e informar sobre a importância da amamentação. 

Segundo Janine Guimarães, nutricionista responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Gerência de Atenção Básica, o objetivo do evento é promover uma semana de divulgação e conscientização de toda a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. Ela salienta que não só em relação à nutrição humana, sendo o leite materno padrão-ouro para alimentação, mas, especialmente, no vínculo e afeto que esta prática estabelece entre mãe e bebê. "O olho no olho, o momento de aconchego ao bebê que saiu de um ambiente protegido para o mundo exterior. Este ato conforta e dá segurança ao recém-nascido, minimizando as dores e gerando tranquilidade e calma”, explica. São vinte profissionais de saúde que apoiam as unidades de saúde na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Na programação, também está incluído o Mamaço, ato público de amamentação, como forma de mostrar à comunidade a importância de acolher e apoiar as mães que amamentam. “Neste momento, as mulheres precisam ser apoiadas e cuidadas. Cidadãos informados e sensibilizados sobre a importância do tema vão contribuir no desenvolvimento de crianças mais felizes e saudáveis, com um futuro melhor”, declara Janine. O ato está marcado para o dia 03 de agosto (domingo), a partir das 10h, na Rua do Lazer, evento realizado na Avenida Hermann August Lepper, entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis.

Maurício Meirelles no Teatro Juarez Machado



#CoraçãoAzul



Hoje, dia 30 de julho de 2014 será o primeiro 
Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas.

Show Ana Paula da Silva



Dia 10 de agosto (domingo) às 20h no Teatro do Sesc em Joinville...
Finalizando a turnê do Circuito Dandô que inicia no Rio Grande do Sul dia 01 de agosto,
com as participações dos convidados especiais: Davi Sartori e Wiilian Goe.
Entrada 1 kg de alimento!

...


Mario Quintana




Mário de Miranda Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro.
(Alegrete, 30 de julho de 1906 - Porto Alegre, 5 de maio de 1994) 

Mario Quintana não se casou nem teve filhos. Solitário, viveu grande parte da vida em hotéis.
Certa ocasião uma amiga achou pequeno o seu quarto, Quintana disse: "Eu moro em mim mesmo. 
Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas".

terça-feira, 29 de julho de 2014

Um pouco de italiano... Le frutte



Projeto "Negras memórias: a trajetória do negro joinvilense"



Durante anos os negros foram escravizados. Durante anos os negros batalharam pela conquista de seus direitos. E mesmo com o fim da escravidão, a indiferença persiste entre negros e brancos. Os brancos já estavam bem inseridos na sociedade, seus filhos frequentavam escolas, suas mulheres mantinham uma vida nobre. Mas o negro precisava conquistar tudo isso. Primeiro precisou batalhar para comprar sua liberdade e depois precisou se afirmar dentro da sociedade para mostrar seu valor. E nos dias de hoje ainda batalha para que a frase “somos todos iguais perante a lei” seja verdadeira. A sociedade tem consciência das marcas da escravidão, das inúmeras injustiças cometidas e da política da diferença entre as raças, que estabeleceu a hegemonia da supremacia branca. No entanto, nem por isso o preconceito e a discriminação foram extintos.

Joinville é uma cidade industrial, situada no norte catarinense, conhecida como germânica – pela cultura herdada dos colonizadores europeus – mas que abriga diversas culturas. Neste trabalho de pesquisa e documentação, vamos registrar como se deu a adaptação dos negros em Joinville, como ocorreu a escravidão na cidade, como se deu o fim dessa escravidão, de que forma o negro está inserido na sociedade, como é sua cultura e, por fim, como ele é visto em nossa cidade. 

Para quem acredita que a escravidão acabou há muito tempo, que ficou apenas registrada nos livros didáticos e que hoje somos todos iguais, mostraremos relatos reais de discriminação, contaremos algumas histórias de como o negro está inserido em Joinville e mostraremos a importância das cotas para os negros. O projeto propõe o conhecimento de questões étnicas e sócio-históricas, que se tornam relevantes para o conhecimento da história de Joinville. Nossos entrevistados são historiadores, pesquisadores, músicos, professores, ex-jogadores, religiosos, sociólogos e diversos personagens que contarão seus relatos de vida.

Como surgiu a ideia do projeto por Felipe Cardoso “Em 2013 fiz minha monografia sobre a representação do negro nas propagandas do poder executivo de Joinville. Notei a ausência de materiais audiovisuais que contassem a história do negro na cidade. No período em que eu estava escrevendo a monografia surgiu a ideia de fazer um documentário, para deixar registrada essa história. Então convidei jornalistas para me auxiliarem no projeto. Chamei a Paola Stefanon que entende de jornalismo e fotografia, a Ana Paula Padilha para auxiliar nas perguntas, textos e edições. E a Elis Regina por causa da monografia dela sobre o carnaval de Joinville, que poderá contribuir muito para o documentário.”

Este projeto está no site... http://catarse.me/pt/negrasmemorias até 12 de agosto!

Para o amanhã



"Soprando Baixo"



CD "Soprando Baixo", do duo Gledison Zabote e Arnou de Melo, 
será lançado em turnê por várias cidades catarinenses, em Joinville no SESC.

...


Jean Paul Sartre



segunda-feira, 28 de julho de 2014

ALERTA

Levantamento feito com jovens de 14 a 18 anos de sete instituições de ensino particular de Joinville


A maioria dos pais de alunos de escolas particulares de Joinville não está vendo - ou não quer ver - o quanto as drogas estão próximas de seus filhos. Essa é uma das conclusões da pesquisa feita por profissionais ligados ao Rotary Club de Joinville - Colon em sete dos maiores colégios da cidade: Bom Jesus Ielusc, Elias Moreira, Exathum, Positivo, Santos Anjos, Sociesc e Univille. Foram ouvidos alunos entre 14 e 18 anos. Os pais não imaginam ou não estão querendo entender, ver e acompanhar o que está acontecendo, diz o psicólogo Roberto Freitas, um dos idealizadores da pesquisa, que ouviu quase 500 pessoas (entre pais e alunos). Embora a maioria dos adolescentes e pais considerem que há diálogo entre jovens e adultos, os números mostram que há algo errado quando o assunto bate à porta de casa. Enquanto a pesquisa mostra que as drogas estão presentes no cotidiano dos alunos (97% consome álcool e 44,4% já usaram maconha), só 7,1% dos pais sabem ou desconfiam que os filhos possam ter experimentado algum tipo de droga ilícita. O índice de pais que desconfia que o filho possa usar com frequência é ainda menor: só 1,3%. Esses números mostram que há espaço para se conversar bastante em casa. E é preciso fazer isso sem preconceitos, diz Freitas, lembrando que não existem padrões ou características para serem consideradas. Para ele, a vestimenta ou o comportamento são insuficientes para enquadrar a pessoa como usuária de drogas. O humor é uma das armas para tratar o assunto. A partir dos resultados da pesquisa, autoridades e especialistas de Joinville foram convidados para participar de uma conversa com integrantes do programa Pretinho Básico, da rádio Atlântida, do Grupo RBS. Assim, duas versões do resultado devem ser colocadas à disposição do público: uma mais formal, com os números e as informações; e outra em forma de bate-papo. Para um dos integrantes da avaliação dos resultados, o juiz João Marcos Buch, um dos pontos que chamou a atenção é exatamente o quanto os pais precisam se inteirar mais, conversar sobre o assunto sem preconceitos. Não é preciso fazer um interrogatório. O que os pais devem fazer é acompanhar a vida do filho, entender por que está triste, alegre, saberem quem são os amigos, se há dificuldades no dia a dia, diz o juiz. Também participaram do bate-papo o delegado Leonardo Marcondes Machado, o psiquiatra Leandro Prates, o subcomandante da PM Jofrey dos Santos, integrantes do Proerd, a psicóloga Maria Odila Zafalon, e pais dos alunos entrevistados.

FONTE: Jornal A Notícia por Leandro S. Junges (leandro.junges@an.com.br)

Crescer (livros)



Inaugurado um dos maiores e mais modernos teatros do Estado em Joinville



O Teatro CNEC Joinville tem formas, qualidades e possibilidades de encher os olhos, são 4 mil metros quadrados e 640 lugares com poltronas e projetos climático, acústico, luminotécnico e cenotécnico impecáveis. Tudo isso faz com que seja capaz de receber os mais diversos tipos de espetáculo. 

Características: 
• Capacidade de público: 640 pessoas (512 na plateia e 128 nos camarotes)
• Área do teatro: 4 mil m²
• Área do palco: 220 m²
• Boca de cena: 11m x 5,5m (com reguladores de boca)
• Altura do palco: 18m
• Cenotecnia e iluminação técnica: 32 varas contrapesadas
• Camarins: dois de estrelas e dois para grupos
• Área do foyer principal: 205m²


Na inauguração, uma diva do teatro: Bibi Ferreira com o espetáculo Bibi – Histórias e Canções, com repertório brasileiro eclético e óperas clássicas. Em seu entorno, uma orquestra formada por músicos que acompanham a cantora e atriz e um grupo instrumental da cidade, selecionado e ensaiado pela maestrina Fabrícia Piva.

Centro di Cultura Italiana



Matrículas abertas!

Abismo Teatro de Grupo convida...



Segunda temporada de "Quem roubou o meu futuro?", desta vez no Galpão de Teatro da Ajote. 
Reservas de ingresso pelo e-mail cristovaopetry@gmail.com ou por mensagem no Facebook do grupo.

...


Fases da vida



domingo, 27 de julho de 2014

Em agosto... Maurício Meirelles



27ª Edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Joinville tem a sua maior delegação da história nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, são 332 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio. O objetivo da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej) é lutar pela conquista do décimo título da competição. Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são uma realização do governo do Estado, por intermédio da Fesporte, com apoio da prefeitura de Caçador. Nesta 27ª edição serão mais de 3 mil atletas, de 15 a 18 anos, de 75 municípios, disputando 17 modalidades. A cerimônia oficial de abertura foi no último sábado, dia 26 de julho, no Ginásio do Sesi. E a competição continua até o dia 02 de agosto.

Campeões dos Joguinhos Abertos: 
2013 Joinville, 2012 Joinville, 2011 Blumenau, 2010 Joinville, 2008 Blumenau, 
2007 Joinville, 2006 Joinville, 2005 Joinville, 2004 Joinville, 2003 Joinville, 
2002 Blumenau, 2001 Florianópolis, 2000 Blumenau, 1999 Blumenau, 1998 Blumenau, 
1997 Joinville, 1996 Blumenau, 1995 Blumenau, 1994 Blumenau, 1993 Blumenau
1992 Blumenau, 1991 Blumenau, 1990 Blumenau, 1989 Florianópolis, 1988 Concórdia

Recado



"Sem gelo, por favor!" de Odenilde Nogueira Martins


"O meu sem gelo, por favor!
Da frieza, declino o desamor.
Quero quente, muito quente.
Como os beijos que me beijavas,
Invasivos, sem pudor.

O meu sem gelo, por favor!
Traga quase incendiando!
Quero conversa escaldante, 
Deliciosamente picante
Mas, sem vulgaridade, por favor!

O meu sem gelo, por favor!
Amor em outra versão!
Palavras insinuadas, desenhadas com fineza,
hiatos de silêncio, olhares, risadas.

O meu sem gelo, por favor!
Quero de um tudo, um pouco.
Sou sincrética!Desejo o divino e o pagão!
Amálgama de sentires pensados,
Sou fogo e te quero paixão."

...


Envolva-me



sábado, 26 de julho de 2014

Seprot passa a funcionar na Cidadela Cultural Antarctica

A Secretaria de Proteção Civil de Joinville (Seprot), a Defesa Civil e o Departamento Antidrogas da Secretaria de Proteção Civil atendem, a partir desta semana, na Cidadela Cultural Antarctica, onde também funciona o Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran). A Seprot engloba a Defesa Civil, o Departamento Antidrogas e o Departamento de Trânsito e Guarda Municipal. O telefone da Seprot é (47) 3434-4388 e a Cidadela Cultural Antarctica fica na rua 15 de Novembro, 1383.

Direito à Cultura




O direito à cultura é garantido pela Constituição Federal e,
segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos: 
“Toda pessoa tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, 
de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios”.

Concerto Matinal

Neste domingo, dia 27 de julho, às 10h30min, 
acontecerá mais uma edição do “Concertos Matinais”, 
no 62º Batalhão de Infantaria. 
Entrada gratuita! 
O espetáculo será comandado pela banda do 62º BI
que apresentará um repertório que vai de Nando Reis a Salvatore Ádamo.

...


26 de julho - Dia dos avós





No Brasil comemora- se em 26 de julho o Dia dos Avós, data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas três anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser mãe de seu filho Jesus Cristo. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Infortúnio



sexta-feira, 25 de julho de 2014

Neste sábado...



Show com Mareike Valentin



A cantora Mareike Valentin, de Blumenau, fará show no SESC Joinville, com entrada franca, no dia 26 de julho (sábado) às 20h. Ela apresentará interpretações próprias de clássicos da MPB e canções que integram o repertório de seu primeiro CD, lançado em 2012, que vão desde um duo para piano e voz até um samba de roda. Sua voz marcante dá vida a extremos de emoção, da alegria contagiante de músicas como “Menina, Amanhã de Manhã” (Tom Zé / Perna) e “De Amor, de Amar” (Telma Tavares) à melancolia contemplativa de “Valsa Incerta” (Leandro Braga / Gregory Haertel) e “Passas por Mim” (Simone Guimarães). Desde 2008, Mareike se apresenta acompanhada por Jr. Marques (teclados), Mayla Iara Valentin (percussão) e Ivan Pacheco (percussão), além de músicos convidados. 

Mareike Valentin nasceu na Alemanha em 1980 e morou lá até os seis anos, mas suas raízes são fortemente brasileiras. Licenciada em Música pela Universidade Regional de Blumenau, ela começou seus estudos de piano, flauta e canto popular em Santa Catarina. O seu primeiro CD foi gravado no Rio de Janeiro, com arranjos e produção musical de Leandro Braga. Atualmente, além da carreira de cantora, leciona técnica vocal na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

Ariano Suassuna



Palestra sobre as Novas Regras do Alvará de Localização



O Sescon/SC em parceria com o Núcleo Contábil da Ajorpeme, Sindicont Joinville e Núcleo Contábil da ACIJ convidam para a Palestra sobre as Novas Regras do Alvará de Localização, com o auditor fiscal Miqueas Liborio de Jesus.

Dia 29 de julho (terça) às 08h30min no Auditório do Sescon/SC (Av. Dr. Albano Schulz, 815)

Inscrições através do site www.sesconsc.org.br
O estacionamento é terceirizado, valor de R$ 5,00 por meio período. O pagamento deverá ser efetuado na recepção do prédio.

...


Recado sutil, Paulo Coelho



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hoje na AABB



Joinville promove Dia D contra hepatite

A Secretaria de Saúde de Joinville está com ações de prevenção contra as hepatites virais. No próximo sábado, dia 26 de julho, é o Dia D para a vacinação de combate à hepatite, doença que causa a inflamação do fígado. A vacina estará disponível gratuitamente na Unidade Sanitária do Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais, localizada na rua Abdon Batista, 172, no Centro. O ambulatório funcionará das 7h às 13h e todas as outras 53 unidades de saúde da cidade também oferecerão as doses das vacinas.

A coordenadora do programa, a médica hepatologista Raquel Garcia, conta que a mobilização do Dia D está direcionada para informar a população com palestras. Haverá ainda testes rápidos do SUS (Sistema Único de Saúde) para hepatite B e C, serão 100 testes destinados para cada um dos dois tipos da hepatite. Segundo Raquel, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas específicos. Quando aparecem, alguns dos sintomas devem ser observados, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Os grupos de risco para os vírus B e C são pessoas que receberam transfusão de sangue, intervenção cirúrgica, tatuagem, piercing, manicure, internações, profissionais da saúde, usuários de drogas, contato sexual com portador de vírus da hepatite e portadores múltiplos (hereditários). 

A hepatite é causada pela transmissão dos vírus B e C na corrente sanguínea que, normalmente, se aloja no fígado. O grau da doença pode se complicar com o diagnóstico tardio e multiplicar os vírus. A hepatite C é mais rara de ser contraída e a hepatite D (delta) é um parasita que sobrevive do vírus B da hepatite.

Gentileza gera gentileza



Nesta sexta na Livrarias Midas



...


Desejos



quarta-feira, 23 de julho de 2014

Adeus, Ariano Suassuna



Ariano Vilar Suassuna (16 de junho de 1927, João Pessoa/Paraíba - 23 de julho de 2014, Recife/Pernambuco) dramaturgo, romancista e poeta brasileiro. Detentor desde 1990 da cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras. Defensor da cultura do Nordeste e autor do Auto da Compadecida e A Pedra do Reino. Ariano faleceu nesta tarde, em decorrência de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana, de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico sofrido no início desta semana.

A vida e suas voltas



32ª edição do Festival de Dança de Joinville de 23 de julho a 02 de agosto


"Dança Joinville, dança o meu coração. 
A vida é um palco, movimento emoção. 
As flores da cidade vão dançar com você. 
Vem para Joinville, nós queremos te ver. 
Para dançar, dançar, dançar e ser feliz, 
festival de emoções do meu País"

Material reciclável x Lixo não-reciclável e orgânico



Seguindo estrelas - Paralamas do Sucesso




"Sigo palavras e busco estrelas
O que é que o mundo fez
Pra você rir assim?
Pra não tocá-la, melhor nem vê-la
Como é que você pôde se perder de mim
Faz tanto frio, faz tanto tempo
Que no meu mundo algo se perdeu
Te mando beijos
Em outdoors pela avenida
E você sempre tão distraída
Passa e não vê, e não vê...
Já não consigo não pensar em você"

...


Carlos Drummond de Andrade