Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Ministério da Saúde informa...

Você é do tipo "formiga"? Costuma comer muitos doces?

Se tem filhos ou sobrinhos pequenos, incentiva-os a comer aquele docinho dizendo algo como "ah, mas é só um pouquinho..."?

É fundamental evitar dar açúcar para crianças menores de 2 anos porque, quando elas se acostumam com muito açúcar, seu paladar, ao longo da vida, vai pedir alimentos mais doces ou mais adoçados. Sim: o consumo de doces é um costume possível de evitar. 

É importante ressaltar que estamos falando do açúcar que não vem da natureza. O açúcar refinado é um exemplo. Outros tipos também se disfarçam bem em alimentos ultraprocessados – como comida congelada, temperos, salgadinhos, pães industrializados... além de, claro, refrigerantes, sucos de caixinha, xaropes e muito mais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva a redução do consumo do açúcar. A recomendação é que ele faça parte de apenas 10% de tudo que é consumido no dia. A dica é simples: prefira alimentos preparados da forma mais natural possível (tomando cuidado, inclusive, com os ingredientes industrializados). O excesso do consumo do açúcar ao longo da vida aumenta o peso corporal. O excesso de peso e a obesidade estão relacionados a 26 doenças e, além disso, são responsáveis por mais de 60% das ocorrências do diabetes.