segunda-feira, 2 de março de 2015

Um pouco da origem...

Dona Francisca

Dona Francisca Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança (Rio de Janeiro, 02 de agosto de 1824 — Paris, 27 de março de 1898) foi a quarta filha do imperador do Brasil D. Pedro I e da imperatriz D. Maria Leopoldina. Além de ter sido irmã do último imperador do Brasil D. Pedro II. Seu nome foi escolhido por seu pai como forma de homenagear o rio São Francisco, em Minas Gerais.

Joinville foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas - "25 léguas quadradas, de três mil braças, de terras devolutas, que podem ser escolhidas nas melhores localidades em um ou mais lugares, na Província de Santa Catarina". Essas terras foram dadas como parte do dote de casamento da princesa com o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie, de Joinville (cidade situada na França).

Casaram-se e fixaram residência na Europa. Designou Léonce Aubé para tomar posse das terras do seu dote. Devido dificuldades financeiras, litígios e a Revolução Francesa de 1848, venderam em Hamburgo ao Senador Christian Mathias Schroeder as suas terras dotais no Brasil.