quarta-feira, 4 de março de 2015

Morro da Tromba


A subida mais antiga que há registro, é datada do dia 08 de março de 1854, quando Leonce Aubé (engenheiro francês, diretor da Colônia Dona Francisca, atual cidade de Joinville) sobe a montanha com objetivo de delimitar o traçado da estrada Dona Francisca. Altitude: 967 metros / Desnível: 920 metros / Local: Serra da Tromba / Comprimento da Trilha: 4 Km aprox. / Nível de dificuldade: difícil

O Morro da Tromba, uma das montanhas mais presentes na paisagem da cidade de Joinville (avistada de vários pontos da cidade), situado no distrito de Pirabeiraba, na serra homônima, o Tromba ergue-se soberano na paisagem. Seu nome pode ser interpretado de duas formas. A primeira, pela sua semelhança a um elefante de enorme tromba. A outra é que antigamente, denominava-se por Tromba qualquer elevação abrupta do solo que se destacasse desproporcionalmente na paisagem.

O percurso é íngreme em quase toda sua extensão, em alguns trechos, para subir e descer, se faz necessário o uso de quatro pontos de apoio, há presença de afloramentos rochosos, blocos e cascalhos soltos, onde deve-se tomar cuidado e manter distância entre os caminhantes. Na trilha principal que passa pela tromba, há cordas instaladas em alguns pontos para ajudar na segurança. Deve-se obter água suficiente já no inicio da trilha, pois durante a subida os pontos de água são escassos. A cinco minutos do cume existe uma nascente com água de ótima qualidade. No topo, há uma magnífica vista do litoral norte catarinense, com destaque à Baía da Babitonga, a planície litorânea, a Serra do Mar e a cidade de Joinville.