Estão abertas a partir de hoje, dia 30 de junho, as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São 40 vagas destinadas ao Polo de Joinville. O curso tem por objetivo a formação continuada e o aperfeiçoamento de profissionais que já concluíram o ensino superior e prioritariamente já exercem ou já exerceram atividades de gestão em instituições públicas. O curso tem duração de 18 meses, com aulas presenciais obrigatórias nas quartas, das 19h às 21h45min. As inscrições encerram no dia 21 de julho, para maiores informações http://ingresso.ifsc.edu.br
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Dança Comunidade
O Dança Comunidade é um programa desenvolvido pelo Instituto Festival de Dança e visa fomentar o debate e desenvolver práticas que utilizem a dança como ferramenta de inclusão social e de integração com a comunidade. Neste ano traz uma novidade para o 32º Festival de Dança de Joinville, de 23 de julho a 02 de agosto, com a realização de aulas de danças urbanas para pessoas surdas e com a promoção de um fórum, aberto à comunidade, reunindo os alunos desta oficina e outros convidados, que irão dialogar sobre experiências, estudos e práticas de dança entre pessoas surdas ou com outros tipos de deficiência. As aulas de danças urbanas são ministradas pelo professor Kako Zapelini, integrante do Grupo Maniacs Crew e são realizadas na sala de dança da Casa da Cultura, todos os sábados, das 10h às 12h; as atividades iniciaram no dia 14 de junho e seguem até o dia 19 de julho. As aulas estão sendo desenvolvidas em parceria com o Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos - IJAS.
O Fórum do Dança Comunidade será realizado no dia 29 de julho (terça) às 15h, no Centro de Convenções Alfredo Salfer (piso térreo do Centreventos Cau Hansen). As inscrições para esse encontro são gratuitas e podem ser feitas pelo dancacomunidade@festivaldedanca.com.br
O Fórum do Dança Comunidade será realizado no dia 29 de julho (terça) às 15h, no Centro de Convenções Alfredo Salfer (piso térreo do Centreventos Cau Hansen). As inscrições para esse encontro são gratuitas e podem ser feitas pelo dancacomunidade@festivaldedanca.com.br
Oficina de Mandalas
Sábado, dia 12 de julho, das 09h às 18h no Capítulo Rosacruz Joinville - AMORC (Rua Marechal Deodoro, 110)
Essa é uma vivência que visa aprofundar a sensibilidade, a criatividade e a cura interna de cada pessoa. Pintando formas circulares ficamos mais perto do nosso eu profundo. São momentos de se desligar da correria do dia a dia, para vivenciar a pintura artística, momentos lúdicos e poder realizar um trabalho de arte com símbolos próprios, sob a orientação do artista Humberto Soares.
Campeonato Brasileiro de Hipismo
Entre os dias 1º e 06 de julho, Joinville sediará o Campeonato Brasileiro de Hipismo – Categorias Minimirim, Pré-mirim e Mirim. Considerado um dos principais eventos da modalidade no país, o campeonato será realizado no Joinville Country Club. De acordo com os organizadores, estarão em Joinville 130 atletas de federações de todo o Brasil, incluindo representantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso, Paraná e Distrito Federal. A Categoria Mirim, composta por jovens de 12 a 14 anos de idade e que saltam 1,20 m de altura, é o destaque do Campeonato. Neste ano, o Campeonato Brasileiro da categoria garantirá ao vencedor a participação no campeonato Americano da Juventude que se realizará em setembro, no Chile.
domingo, 29 de junho de 2014
"Abrigo da Arte"
Ação voluntária para arrecadar fundos que amenizem a desolação das pessoas atingidas pelas últimas cheias, na região norte de Santa Catarina. Depois que as águas baixam, fica a destruição. Muitas famílias perderem tudo, e não têm como recomeçar suas vidas. Abrigo da Arte é uma iniciativa de artistas sensibilizados com os flagelados pelas chuvas, começou com Luiz Pinto Ferreira e já reúne 24 artistas que doaram suas obras para o leilão em benefício dos desabrigados. Você também pode ser um elo dessa corrente. Além de novas obras, para que a ideia surta efeito, é necessário mobilizar possíveis compradores. Toda ajuda é bem vinda. O benefício é alheio, mas a satisfação é de quem faz o bem! Faça você também!
Artistas Participantes:
Alceu Bett / Adriano Horn / Adri Volpi / Alexandre Bezerra Feitosa / Anderson Rosa
Denise Schlickmann / Eduardo Bezerra Feitosa / Felipe Reis / Humberto Soares / Jeferson José
Luciano Da Costa Pereira / Luis Gustavo Meneguim / Luiz Pinto Ferreira / Márcia Morsh / Marli Avancini
Mathias Takahashi Albert / Paulo Agostini / Paulo Tajes Lindner / Pedro Holderbaum / Ricardo Kolb
Ronaldo Diniz / Valter Hamagushi / Wesley Satiro / Wilson Lamberto Doin
Informações com Luiz Pinto Ferreira 9663-8324 e Wilka Seto Gehlen 9112-6010
Mostra de Cinema "A América por John Ford" no SESC Joinville
A coletânea é composta por oito obras de faroeste, sendo sete em preto e branco, e apenas uma colorida. Os filmes escolhidos apresentam as diversas temáticas do cinema feitas pelo cineasta americano John Ford em trazer diversas temáticas ao cinema. Ford foi um dos diretores responsáveis pelo status que o gênero faroeste adquiriu no decorrer da história do cinema, isso porque, produziu 133 filmes ao longo de sua carreira.
01 de julho (terça) - Médico e Amante, 1931, 98'
02 de julho (quarta) - Juiz Priest, 1934, 80'
03 de julho (quinta) - O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões, 1936, 96'
08 de julho (terça) - A Mocidade de Lincoln, 1939, 100'
09 de julho (quarta) - No Tempo das Diligências, 1939, 97'
15 de julho (terça) - As Vinhas da Ira, 1940, 129'
16 de julho (quarta) - Rastros de Ódio, 1956, 119'
17 de julho (quinta) - O Homem que Matou o Fascínora, 1956, 119'
Obs. Sempre às 19h30min. Gratuito.
Obs. Sempre às 19h30min. Gratuito.
sábado, 28 de junho de 2014
Banda Sexy Pearl - Show no SESC Joinville
Neste domingo, dia 29 de junho às 20h - Gratuito
Distribuição dos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.
Sexy Pearl, banda joinvilense formada pelos músicos Marcos Buschmann (guitarra), Stumm (bateria), Fernando Ferreira (baixo), Ed (guitarra /backing vocal) e Roger Winter (vocal). O show marca o lançamento do 1º CD do grupo que apresenta influências de Led Zeppelin, Roling Stones, Velvet Revolver, Neil Young, Motorhead e Nirvana.
Concerto no Teatro Juarez Machado
Concerto de Encerramento do 1º semestre da Escola de Música Villa Lobos
Dia 1º de julho (terça) às 20h no Teatro Juarez Machado.
Entrada gratuita
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Festival Santa Catarina é Show 2014 no Mercado Público de Joinville
Após o sucesso da edição 2013, o Mercado Público recebe, neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de junho, o Festival Santa Catarina é Show 2014. Assim como na primeira, esta edição, reunirá atrações locais, estaduais e de renome nacional e internacional, totalizando 22 shows. A entrada é gratuita e a realização é da Associação de Músicos de Joinville (AMUJ) com apoio da Fundação Cultural.
Radio Gump com "Flores de Maio"
"Vi tua boca pronunciando, Coisas que não quero ouvir
Nem saudade, nem maldade, Eu não posso lhe ferir
Um pavor, uma vaidade, Um orgulho irracional
Coração ta maltratado, Isso não é muito normal
Se entrega... Cansei de te ver fugir
Se entrega... Pois as flores são de maio
E em agosto vão sumir.
Se o tempo não passasse, Talvez tivesse então razão
De esperar mais um pouco, Pra se entregar a essa paixão
Não importa a verdade, Nem os fatos como são
Estou aqui só por agora, Entregando o coração"
Chefs’ n’ Bier - Feira de Gastronomia e Cervejas Especiais de Joinville
Neste sábado e domingo, dias 28 e 29 de junho acontece o “Chefs’ n’ Bier – Feira de Gastronomia e Cervejas Especiais de Joinville” no Expocentro Edmundo Droubrawa com entrada gratuita. O evento tem apoio da Fundação Cultural e Prefeitura de Joinville.
Chefs’ n’ Bier – Feira de Gastronomia e Cervejas Especiais de Joinville
28 de junho (sábado) das 11h às 22h e 29 junho (domingo) das 10h às 19h
Pratos a R$ 10,00 e Chopes a partir de R$ 6,00.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
26 de junho - Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas
"A droga existe desde o início da humanidade. Não sabemos exatamente por que a humanidade se droga, mas sabemos que muitos são os motivos que podem levar o homem a experimentar a droga, em algum momento de sua vida. Desde que nasce, o homem estabelece relações de dependência com pessoas, situações e objetos. Algumas são inofensivas e importantes para o desenvolvimento biopsicossocial, enquanto outras, dependendo de sua natureza, poderão se tornar perigosas, prejudicando-o.
Na relação homem-droga, o que vemos, entre outras coisas, é que a irritabilidade, as frustações, a carência afetiva presentes na rotina diária do ser humano podem gerar depressão e ansiedade insuportáveis, que o levam a buscar alívio em um ato tóxico. Esta atitude, que pode ser até um ato de rebeldia, que provoca alteração na percepção do seu mundo externo e do funcionamento do seu corpo, é um prazer transitório que não resolve os problemas, mas pode agravá-los; não o faz crescer, mas pode torná-lo, num espaço de tempo impossível de se quantificar, submisso ao produto e ao efeito.
Atualmente o uso de drogas é um assunto que não sai da ordem do dia, fazendo-se presente em diferentes momentos da vida cotidiana, mas continuamos sem uma resposta sobre os porquês. Por que essa atração tão antida da humanidade pela droga?"
Doutora Rozinez Aparecida Lourenço, psicóloga.
Museu Casa Fritz Alt convida...
Abertura/Coquetel: 27 de junho (sexta) às 14h
Museu Casa Fritz Alt - Sala de Exposições, endereço: Rua Aubé, s/n – bairro Boa Vista
Visitação de 27 de junho a 27 de julho - de terça a sexta das 11h às 17h; sábados, domingos e feriados das 12h às 18h
Maiores informações pelo telefone (47) 3433-3811
Maiores informações pelo telefone (47) 3433-3811
Entrada gratuita!
Palestra com Dalmir Sant'Anna na Comunidade Cristo Libertador
Nesta sexta, dia 27 de junho às 19h30min a Paróquia Senhor Bom Jesus do bairro Aventureiro traz a Joinville o palestrante Dalmir Sant'Anna. O evento irá acontecer na Comunidade Cristo Libertador, na Rua Lauro Schoroeder s/n - Aventureiro. Para participar, o interessado deve levar um 1kg de alimento não perecível. Para maiores informações, telefone (47) 3467-0461.
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Gala 40 anos da Escola Municipal de Ballet
Os ingressos para as noites de gala da Escola Municipal de Ballet estão a venda na Secretaria da Casa Da Cultura,
desde o dia 23 de junho (segunda) no valor de R$ 5,00.
Convite: Vamos dançar ao ar livre?
É com muita alegria que convido a todos para fazer uma aula gratuita de Danças Circulares no Parque da Expoville!
Não é necessário ter experiência anterior com danças!
Traga uma roupa e calçado confortáveis e venha conhecer e dançar a vida conosco!!
Dia 28 de junho (sábado) às 10h no Parque da Expoville
Amanda Huttl
terça-feira, 24 de junho de 2014
Você conhece os Narcóticos Anônimos?!
Narcóticos Anônimos - NA é uma irmandade ou sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. São adictos em recuperação, que se reunem regularmente para ajudar uns aos outros e manter-se limpos. Possuem um programa de total abstinência de todas as drogas. Há somente um requisito para ser membro, o desejo de parar de usar. Sugerem que o interessado mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade. O programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira bem simples que qualquer pessoa pode seguir em sua vida diária.
Endereços das Reuniões em Joinville:
Bom Retiro
Rua Dona Francisca, n° 3969 - Bairro: Bom Retiro (Sede Paroquial)
Terças e Quintas das 19h às 21h
Despertar
Rua Tuiuti, n° 3969 - Bairro: Aventureiro (Anexo à Igreja Bom Senhor Jesus)
Segundas e Sextas das 19h às 21h
Esperança
Rua Monsenhor Gercino - Bairro: Itaum (Anexo à Igreja São Judas)
Sábados das 19h30min às 21h30min
Nova Vida
Rua Albano Schimit, s/n° - Bairro: Boa Vista (Anexo à Igreja Imaculada Conceição)
Rua Dona Francisca, n° 3969 - Bairro: Bom Retiro (Sede Paroquial)
Terças e Quintas das 19h às 21h
Despertar
Rua Tuiuti, n° 3969 - Bairro: Aventureiro (Anexo à Igreja Bom Senhor Jesus)
Segundas e Sextas das 19h às 21h
Esperança
Rua Monsenhor Gercino - Bairro: Itaum (Anexo à Igreja São Judas)
Sábados das 19h30min às 21h30min
Nova Vida
Rua Albano Schimit, s/n° - Bairro: Boa Vista (Anexo à Igreja Imaculada Conceição)
Quartas e Domingos das 19h às 21h - Obs: Nos domingos as reuniões são abertas.
Luz
Travessa Norberto Backmann, 100 - Centro (Sala 207 - 2º andar)
Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 12h às 13h30min
Liberdade
Rua Teodoro Oscar Bow - Bairro: Brasília (Anexo Comunidade Santa Clara)
Sábados das 16h às 18h.
Luz
Travessa Norberto Backmann, 100 - Centro (Sala 207 - 2º andar)
Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 12h às 13h30min
Liberdade
Rua Teodoro Oscar Bow - Bairro: Brasília (Anexo Comunidade Santa Clara)
Sábados das 16h às 18h.
FONTE: http://www.na.org.br/
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Programação SESC Joinville
Dia 24 de junho (terça) às 19h30min
CineSesc Programadora Brasil - Vida de Menina (Helena Solberg), 2005, BRA, 102' - Livre
Pouco após a abolição da escravatura e a proclamação da república no Brasil, Helena Morley (Ludmila Dayer) começa a escrever seu diário, que revela seu universo e um país adolescente como a menina. Nesse momento da vida Helena é magra, desengonçada e sardenta, além de se achar feia. Não é boa aluna nem comportada como sua irmã Luizinha, tendo o apelido de "Tempestade". Mas Helena, como nenhuma outra garota de Diamantina, escreve. É neste diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias. Procurando com sofreguidão não perder uma infantil alegria de viver, e reinventando o mundo à sua maneira, Helena Morley é o diamante mais raro de Diamantina.
Dia 25 de junho (quarta) às 19h30min
Filme: O Espantalho - Duração: 112 min
Sinopse: Em uma estrada da Califórnia Max (Gene Hackman) e Lion (Al Pacino), dois desconhecidos, se encontram. Max saiu da prisão recentemente, após ter cumprido uma pena de sete anos por assalto, e Lion é um marinheiro que passou seis anos no mar. O primeiro planeja ir para Pittsburg, onde sonha em abrir um lava-carros. O segundo deseja ver a mulher, que abandonou, e conhecer o filho de cinco anos. Os dois juntos decidem atravessar o país em busca de uma vida melhor. Nesta jornada o ex-presidiário aprende a controlar seu temperamento e o marinheiro se torna uma pessoa mais responsável.
Música instrumental brasileira num clima intimista com Cláudio Moraes, Rafael Vieira e Marisa Toledo na estreia dos Saraus Brasileiros em versão palco.
Dia 27 de junho (sexta) às 20h
Retirar ingresso na bilheteria 01h antes do espetáculo - Entrada gratuita
domingo, 22 de junho de 2014
Dez coisas que você deve saber antes de adotar por Ivone Zeger*
Como adotar com segurança e evitar futuros traumas – tanto para os pais adotivos quanto para as crianças adotadas.
Não são poucas as dúvidas que passam pela cabeça de quem está pensando em adotar. Muitas delas dizem respeito a uma série de temores: o receio de que os pais biológicos queiram a criança de volta, de que o processo de adoção seja longo e complicado, que a família biológica do menor possa interferir em sua criação… Contudo, a melhor forma de estar seguro é seguir o que a lei determina. E para isso é necessário conhecer a lei. É disso que as questões a seguir vão tratar.
1) Se a mãe biológica se arrepender, a adoção pode ser revertida?
A adoção é irreversível. Uma vez que o processo de adoção tenha se consumado pelos devidos meios legais, cumprindo todos os critérios exigidos por lei, o arrependimento da mãe biológica não poderá revertê-lo.
2) Pegar uma criança para criar é o mesmo que adotá-la?
De forma nenhuma. Embora o ato de pegar um menor e criá-lo como se fosse seu seja popularmente chamado de “adoção à brasileira”, não há nada nessa atitude que caracterize uma adoção legal. Trata-se de algo feito à margem da legislação, e que portanto não conta com a proteção da lei. Em casos assim, o pai ou a mãe biológicos teriam o direito de pedir a criança de volta.
3) Custa caro adotar?
O processo de adoção, feito na Justiça da Infância e da Juventude, é gratuito. Aliás, para ser legal, o processo deve passar por esse órgão. Pagar intermediários ou oferecer dinheiro aos pais biológicos para ficar com a criança é ilegal. E, sendo ilegal, há o risco de que a adoção feita por esses meios seja anulada.
4) Quanto tempo demora o processo de adoção?
Depende. Ao preencher a ficha de adoção, o adotante pode especificar as características da criança que deseja adotar. Se quiser um recém-nascido branco e do sexo feminino, a espera será longa, pois há muitas pessoas na fila de adoção aguardando crianças com essas características, e há poucos menores com esse perfil disponíveis para adoção no Brasil. Se, por outro lado, o adotante não fizer questão de escolher a raça, o sexo e a idade, o processo será bem mais rápido.
5) Quem adota é obrigado a conviver com a família biológica do adotado?
Não. No momento em que a adoção é efetivada, o menor deixa de ter qualquer ligação legal com seus parentes biológicos. Além disso, as identidades dos pais biológicos não são reveladas ao adotante, nem a identidade do adotante é revelada aos pais biológicos.
6) Se os pais adotivos morrerem, a criança volta para os parentes biológicos?
Não. O falecimento dos adotantes não restabelece o vínculo do adotado com sua família biológica. Portanto, a criança fica com seus avós ou demais parentes adotivos.
7) Só rico pode adotar?
De jeito nenhum. Famílias que possuam condições de vida mais modestas também podem adotar, desde que sejam capazes de prover as necessidades básicas do menor.
8) A adoção pode ser feita por quem não é casado?
Sim. Solteiros, viúvos e divorciados têm o direito de adotar – sejam homens ou mulheres. Casais que não são casados no civil, mas que vivem em união estável, também têm o direito de adotar em conjunto.
9) E um casal gay, pode adotar?
A princípio, homossexuais não podem adotar em conjunto – embora alguns casais gays que entraram na justiça tenham obtido sentenças favoráveis. Mas nada impede que um homossexual adote uma criança individualmente.
10) Filhos adotivos e biológicos têm direitos iguais?
Sim. A lei não permite nenhuma distinção entre eles – inclusive no que diz respeito à herança.
* Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo em 1978; Advogada militante em São Paulo, consultora jurídica, palestrante e escritora; Membro efetivo da Comissão de Direito de Família – CDFAM da OAB/SP; Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM; Pós-graduada em Direito Constitucional pela Universidade São Francisco e Pós- graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. Foi Juíza do Tribunal de Impostos e Taxas – TIT – do Estado de São Paulo. Especialista em Direito de Família e Sucessão, atua há mais de 25 anos com questões relativas à separações, divórcio, partilha de bens, união estável, pensão alimentícia, testamento, inventários, doações, usufruto, deserdação entre outros assuntos. Publicou os livros: “Família – Perguntas e Respostas”; “Herança – Perguntas e Respostas”. Acostumada a traduzir para o público leigo a linguagem jurídica de forma clara e objetiva, seus artigos são veiculados semanalmente em diversas publicações pelo Brasil.
FONTE: http://ivonezeger.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)