Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Seminário de Promoção da Igualdade Racial


O Seminário de Promoção da Igualdade Racial será realizado no dia 13 de novembro (quarta) a partir das 19h, nas salas 8 e 9 do Centreventos Cau Hansen.

O seminário terá três palestras: a primeira, após a abertura, será ministrada pela advogada Flávia Helena de Lima, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Florianópolis. A segunda, o historiador Dilney Cunha, falará sobre a presença dos negros em Joinville. A terceira será sobre “Os avanços na ótica do movimento social negro”, pelo presidente do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina, José Ribeiro.

O evento é organizado pela comissão de criação do Conselho da Igualdade Racial e pela Coordenação da Juventude e Direitos Humanos do Gabinete do Vice-prefeito de Joinville. “Será um espaço para a população debater, por meio de seus representantes, a presença do negro na sociedade brasileira, avaliar a representatividade das entidades organizadas e, em particular, a história do negro em Joinville”, explica o coordenador de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Joinville, Cleiton Wilson Schulz.

Além das palestras, o seminário de Joinville contará com exposição de arte dentro da temática afro e recepção dos participantes por grupo de berimbau. Haverá ainda uma homenagem à professora Maria Leonor Sestrem, que dedicou sua vida aos estudos, à família e à comunidade de Itapocu (Araquari), onde teve forte participação nas festividades da comunidade negra, que mantém até hoje o Catumbi, importante manifestação afro-brasileira. Maria Leonor Sestrem nasceu em 6 de fevereiro de 1951, em Araquari (SC) e faleceu dia 28 de setembro deste ano.