Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Campanha "Faça Legal"


Quando não é possível cuidar de uma criança, por qualquer motivo, a mãe pode entregá-la ao Juizado da Infância e Juventude. A criança é recolhida na hora e encaminhada para abrigos, onde entram na fila da adoção. 

A campanha "Faça Legal" visa esclarecer as gestantes e mães que desejam entregar seus filhos voluntariamente para adoção sobre os procedimentos legais, orientando-as para que faça na forma da lei. Quando entregam os filhos, as mães perdem a tutela sobre as crianças. Os encaminhamentos são dados pela justiça, que busca no cadastro de adoção uma família compatível.

Lembrando que se as crianças são entregues diretamente à justiça não há nenhum tipo de punição para a mãe; mas havendo abandono, torna-se crime e neste caso a mãe é processada.



Saiba mais sobre a campanha “Faça Legal”

Essa campanha “Faça Legal” foi idealizada e implementada (incluindo o material de divulgação) pela Comarca de São Bento do Sul/Serviço Social, em parceria com o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Gerando Amor. O lançamento da Campanha ocorreu em 03 de maio de 2005. Foi feito um relançamento em 23 de março de 2008, com o objetivo de impulsionar o projeto.

Muitas cidades/comarcas replicaram o projeto, inclusive Curitiba. Essa é uma campanha que exige ações contínuas. Nos locais onde foi realizada, nos primeiros anos foi percebido um grande aumento na busca por adoção legal e diminuição das ações de adoção direta.